O PAPEL PEDAGÓGICO DO ANTIRRACISMO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Keywords:
Antirracismo, Produção de conhecimentos, Função pedagógica, Atuação profissional, Serviço SocialDownloads
References
ABREU, M. M.; CARDOSO, F. G. Mobilização social e práticas educativas. In: ABEPSS; CFESS (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: Cfess/Abepss, UnB, 2009, p. 593-608
ALMEIDA, Magali da Silva. Desumanização da população negra: genocídio como princípio tácito do capitalismo. Em pauta, Rio de Janeiro – 2º Semestre de 2014 – n. 34, v.12, p.131-154. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
CFESS, Conselho Federal de Serviço Social. Código de Ética Profissional do Assistente Social. Brasília, 1993.
CFESS-CRESS. Assistentes Sociais no combate ao racismo, Brasília, 2016.
CFESS-CRESS. Assistentes Sociais no combate ao racismo. Campanha da Gestão 2017-2020, Brasília, 2020.
EURICO, Marcia Campos. Nota Técnica sobre o trabalho de assistentes sociais e a coleta do quesito Raça/Cor/Etnia. CFESS, 2022.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. 1. ed. – Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Petrópolis: Editora Vozes; 2017.
IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 11 ed. São Paulo: Cortez; Lima: CELATS, 1996.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: ABEPSS; CFESS (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: Cfess/Abepss, UnB, 2009.
NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: Serviço Social e Saúde. Formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2006.
NOGUERA, Renato. Denegrindo a educação: Um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 18:maioout/2012, p.62-73.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In Lander, Edgardo (Comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires: Clacso, 2000.
SANTOS, Thamires C. M. dos; OLIVEIRA, Tarcísio C.; AZEVEDO, Luana S. de. Insurgências coletivas e vivências no contexto acadêmico: a experiência de reconhecimento de sujeitos e saberes a partir do Coletivo Negro Fuzuê. In: Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.67,
v. 8 n. 67: Ensino de História e Relações Étnico-Raciais: olhares interioranos 2021.
SILVA, Ana Paula P. Relações Raciais e Pensamento Social Brasileiro: Reflexões Pertinentes a uma Formação Antirracista no Serviço Social. In: Eurico, Márcia Campos; Passos, Rachel G.; Almeida, Magali da S.; Martins, Tereza C.S. (orgs). Questão Racial, Serviço Social e os
desafios contemporâneos. São Paulo: Papel social, 2021. p. 79-105.
SOUSA, C. Toniolo. A prática do Assistente Social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional. Emancipação, Ponta Grossa, 8 (1):119-132, 2008. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao>.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Serviço Social em Perspectiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.