Archives

  • SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: TRABALHO PROFISSIONAL, PAUTAS E COMPROMISSOS NECESSÁRIOS
    Vol. 8 No. 1 (2024)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva apresenta o primeiro número do Volume 8 (Jan. / jun. - 2024), que tem como temática "Serviço Social na contemporaneidade: trabalho profissional, pautas e compromissos necessários". Na elaboração e organização deste número partimos da concepção de que a “reprodução das relações sociais na sociedade capitalista na teoria social crítica, é entendida como reprodução desta sociedade em seu movimento e em suas contradições” (Iamamoto, 2009). Mediante as adversidades impostas e tensões provocadas nesta cena, encontram-se as resistências e o inconformismo da classe trabalhadora, expressados pelos movimentos sociais, sindicatos e categorias profissionais. O que é determinante nas organizações coletivas é a compreensão das lutas que nos une: a luta de classe na contradição entre capital e trabalho e a luta constante pela ruptura com um sistema excludente, violento e opressor, o que nos conduz é a luta anticapitalista, antirracista, anticapacitista, antilgbtqiapn+fóbica e feminista. 

  • "ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL - 30 ANOS DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS NA LUTA CONTRA A BARBÁRIE"
    Vol. 7 No. 2 (2023)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva, periódico do Curso de Serviço Social da Unimontes, torna público o segundo número do Volume 7 (Jul. / dez. - 2023), que tem como temática "Ética e Serviço Social: 30 anos do código de ética profissional e a importância dos princípios fundamentais na luta contra a barbárie"

  • SERVIÇO SOCIAL, TECNOLOGIAS, MÍDIAS E REDE SOCIAIS: DESAFIOS DOS TEMPOS DA (DES)INFORMAÇÃO
    Vol. 7 No. 1 (2023)

    Este número se dedica ao estudo e debate acerca do papel das mídias e da comunicação na sociedade capitalista. Serviço Social, tecnologias e comunicação. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na realidade social brasileira e global.  A função das mídias na realidade sócio-política contemporânea. O papel das redes sociais na defesa - e ataque - à democracia e o advento das fake News como sistema de comunicação de massa. O Brasil da Democracia de público e democracia da mídia. A democratização digital e o papel das redes digitais na democracia contemporânea. Disputas ideológicas numa “sociedade cibernética”. As tecnologias e as metamorfoses do mundo do trabalho. As TIC’s e o trabalho da/o Assistente Social.

  • MOVIMENTOS SOCIAIS, DIREITOS E DEMOCRACIA
    Vol. 6 No. 2 (2022)

    As abordagens e reflexões construídas e apresentadas neste número, que propôs o tema "Movimentos Sociais, Direitos e Democracia", compõem uma seleção de artigos e temas relevantes, os quais possuem o objetivo de contribuir com a análise da realidade socioeconômica e política da atual conjuntura. Ao mesmo tempo, que aponta na direção da necessidade de permanecermos na resistência coletiva, construirmos mediações necessárias neste cenário e estabelecermos novas relações sociais. Relações justas, plurais, de acesso aos direitos sociais, de respeito aos direitos humanos e à democracia.

  • ESTADO, (DES)PROTEÇÃO SOCIAL E POBREZA
    Vol. 6 No. 01 (2022)

    Nessa edição propomos a temática "ESTADO, (DES)PROTEÇÃO SOCIAL E POBREZA”, onde teremos como linhas gerais para reflexões a discussão sobre: “Questão Social”, desigualdades, fome, renda básica e o Estado e políticas sociais em tempos de crises (econômica, política, sanitária e democrática)'''

  • ANAIS DO III ENCONTRO NORTE MINEIRO DE SERVIÇO SOCIAL - ENMSS
    Vol. 6 No. Especial (2022)

    Anais do III Encontro Norte Mineiro de Serviço Social - III ENMSS.

    Textos apresentados nas Comunicações Orais e nas Mesas Coordenadas Temáticas aprovadas para o encontro que ocorreu entre os dias 28 a 30 de abril de 2022, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, MONTES CLAROS, MG.

     

  • EDUCAÇÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: TRANSFORMAÇÕES, LUTAS E RESISTÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
    Vol. 5 No. 02 (2021)

    O segundo número do volume 5 da Serviço Social em Perspectiva, apresenta trabalhos interdisciplinares que versam sobre a política de educação, o trabalho profissional e a formação em serviço social no contexto da pandemia COVID-19. Os textos elaborados por profissionais, pesquisadoras/es e discentes de diferentes áreas do conhecimento abre diálogos e reflexões críticas sobre a temática proposta.  

  • SANITARY CRISIS AND THE INTENSIFICATION OF SOCIAL INEQUALITY IN BRAZIL: SOCIAL SERVICE AND SOCIAL POLICIES IN COAND-19 PANDEMIC TIMES
    Vol. 5 No. 1 (2021)

    The spread of the pandemic, in a period of cutting policies and low investment in health and education (with an emphasis on research), widened these disparities and made the Brazilian health crisis explicit. The discussion proposed for this volume requires an analysis of what actually determines and crosses the background of the pandemic. In this edition we present articles and experience reports that deal with the pandemic COVID-19 and its social, political, educational, cultural and environmental effects.

  • "SOU ASSISTENTE SOCIAL E SUPERVISIONO ESTÁGIO!": SERVIÇO SOCIAL E A SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM FOCO
    Vol. 4 No. 2 (2020)

    Diante das evidências desta realidade a Revista Serviço Social em Perspectiva – Montes Claros/MG, em seu segundo número do volume 4, propôs a abordagem do tema: “Sou assistente social e supervisiono estágio! Serviço social e a supervisão de estágio em foco”, deste modo, dá continuidade às produções publicadas no primeiro número deste volume. Assim, prestando nossa homenagem à Política Nacional de Estágio (PNE), concluímos o objetivo de dedicar um volume completo ao debate estágio em Serviço Social. Para o título deste número, nos inspiramos na campanha promovida pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS no ano de 2017: “Sou assistente social e supervisiono estágio: a supervisão qualifica a formação e o trabalho”, trazendo à baila reflexões que se centram no supervisão do estágio sob as mais diversas perspectivas.

  • ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO QUALIFICADA
    Vol. 4 No. 1 (2020)

    Em 2020, registramos uma década de divulgação da Política Nacional de Estágio (PNE) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, um marco importante para pensarmos a formação profissional e a qualidade e importância do Estágio Supervisionado para o Serviço Social brasileiro. A Política Nacional de Estágio - PNE - é fruto de um trabalho amplo e coletivo, além disso, vem sendo debatida e problematizada em diferentes espaços e eventos, ou seja, é um tema fundamental para o entendimento da formação e do trabalho no âmbito do Serviço Social. Sendo assim, para celebrar os dez anos de política nacional de estágio a Revista Serviço Social em Perspectiva (ISSN 2527-1849) apresenta o primeiro número do seu Volume 4, que traz como tema “Estágio supervisionado em Serviço Social: a importância do estágio para uma formação qualificada”.

  • ANAIS DO II ENCONTRO NORTE MINEIRO DE SERVIÇO SOCIAL - ENMSS
    Vol. 4 No. Especial (2020)

    Anais do II Encontro Norte Mineiro de Serviço Social - II ENMSS.

    Textos apresentados nas Comunicações Orais e nas Mesas Coordenadas Temáticas aprovadas para o encontro que ocorreu entre os dias 12 a 14 de março de 2020, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, MONTES CLAROS, MG.

  • SERVIÇO SOCIAL E AS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS: REFLEXÕES CRÍTICAS
    Vol. 3 No. 2 (2019)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva (ISSN 2527-1849) torna público mais uma edição do seu periódico, o Volume 3, Número 02, que tem como tema “Serviço Social e as Políticas Sociais brasileiras: reflexões críticas” A publicação é resultado de trabalho persistente de um corpo de docentes do curso de Serviço Social da Universidade Pública Estadual de Montes Claros/MG e de diversos pesquisadoras/es, docentes, discentes, profissionais, de diferentes lugares deste país, que em tempos de regressão de direitos, desvalorização da educação, da pesquisa, ciência e tecnologia, ainda resiste. Pois, compreende que este é um dos espaços fundamentais que é capaz de acender o debate de ideias, de experiências e de pesquisas, e que ao publicizar os resultados, perspectivas teóricas e análises, contribuem para a formação permanente de inúmeras/os pesquisadoras/es.

  • SERVIÇO SOCIAL E CAPITALISMO: RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO, PODER E OPRESSÃO
    Vol. 3 No. 1 (2019)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva, traz a público o número 01 do seu terceiro Volume, tendo como tema central a reflexão sobre “Serviço Social e Capitalismo: relações de exploração, poder e opressão".

    A Equipe Editorial escolhe este tema por entender que se trata de um debate de grande a importância, pois é cada dia mais evidente as complexas e contraditórias inferências do sistema capitalista-patriarcal-racista e heteronormativo vigente em vários âmbitos e relações, tais quais a exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração e sexualidades. Assim considerando, o debate sobre gênero, sobre raça/etnia, sexualidade, preconceitos, discriminação, está pautado, alinhado ao entendimento teórico-metodológico e ético-político sobre as classes sociais e sobre o agravamento das expressões da questão social, sob a égide do capitalismo financeiro mundializado. E a nós não cabe outra possibilidade senão a de lutar por um sociedade, antirracista, antimachista e anticapitalista.

  • EM TEMPOS DE CRISE, NOSSA ESCOLHA É A RESISTÊNCIA: A ATUALIDADE DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO
    Vol. 2 No. 2 (2018)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva, completa dois anos de atividade e na ocasião traz a público o número 02 do segundo Volume, tendo como tema central a reflexão de que “Em tempos de crise, nossa escolha é a resistência: a atualidade do Projeto Ético Político crítico do Serviço Social brasileiro".

    A Equipe Editorial escolhe este tema por entender que se trata de um debate central e urgente para o Serviço Social brasileiro. Além disso, compreendemos que a defesa do projeto profissional, construído e consolidado nas últimas décadas, é uma estratégia fundamental na luta por outra ordem societária, uma sociabilidade distinta desta posta pelo capital, que atenda aos interesses da nossa classe, da classe trabalhadora!

  • SERVIÇO SOCIAL, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS
    Vol. 2 No. 1 (2018)

    A Revista Serviço Social em Perspectiva, em seu número 01 do segundo Volume, traz como tema Serviço Social, ética e direitos humanos. Para a equipe Editorial a escolha do tema se assenta em duas linhas centrais: a primeira se dá pelo fato de que no dia 13 de março de 2018,  o Código de Ética dos/das Assistentes Sociais completou 25 anos de existência social e política. Outra linha parte do entendimento que as reflexões da ética estão imbricadas pela necessidade de se analisar, detalhadamente, o avanço das forças conservadoras no e para o Serviço Social, em especial nesses tempos de digressão e perda de direitos e espraiamento de múltiplas violações.

  • ANAIS DO I ENCONTRO NORTE MINEIRO DE SERVIÇO SOCIAL - ENMSS
    Vol. 2 No. Especial (2018)

    Anais do I Encontro Norte Mineiro de Serviço Social - I ENMSS.

    Textos apresentados nas Comunicações Orais e nas Mesas Coordenadas Temáticas aprovadas para o encontro que ocorreu entre os dias 14 a 16 de março de 2018, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, MONTES CLAROS, MG.

  • REGRESSÃO DE DIREITOS E AS LUTAS DE CLASSES NO BRASIL
    Vol. 1 No. 2 (2017)

    No seu segundo número, a Revista Serviço Social em Perspectiva tem como sessão temática a “Regressão de direitos e as lutas de classes no Brasil”, visando trazer à baila os estudos sobre a conjuntura brasileira. Para tanto, busca refletir sobre a restauração neoliberal, a democracia e as contrarreformas das políticas sociais, cuja expressão atual vem sendo o debate acerca das reformas trabalhistas e previdenciária.

  • O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DIMENSÕES
    Vol. 1 No. 1 (2017)

    A primeira edição da Revista SERVIÇO SOCIAL EM PERSPECTIVA aborda em sua sessão temática “O Serviço Social no Brasil: perspectivas e dimensões”. Traz à tona o interesse por estudos voltados ao surgimento e desenvolvimento do Serviço Social no Brasil e os fundamentos e correntes teóricas que influenciaram e influenciam a profissão. Debates que versem sobre a unidade teoria e prática, as dimensões do trabalho profissional, a formação profissional e o estágio supervisionado, são alguns dos temas que requerem elaborações e construção de conhecimento.