DOCÊNCIA E SERVIÇO SOCIAL

UMA ANÁLISE APROXIMATIVA ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Autores/as

  • Jeniffer Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Serviço Social, Docência, Exercício Docente, Publicações Científicas

Resumen

Resumo: Este trabalho possui como objetivo geral contribuir na discussão de como a docência em Serviço Social tem sido abordada e compreendida nas publicações produzidas pela categoria profissional em relação ao exercício docente, e sua importância no processo formativo. A identificação e recorte da temática se dão devido a observações percebidas em toda graduação da ausência do debate desse espaço sócio ocupacional tanto em sala de aula quanto em congressos e seminários da área. Quanto aos objetivos específicos pretendem tanto realizar uma aproximação sobre a trajetória da categoria profissional na área docente, quanto compreender como o Serviço Social tem pensado e direcionado o exercício da docência na formação profissional em suas produções científicas. Para alcançá-los, foi realizada uma pesquisa em 15 revistas da área específica de Serviço Social, com ênfase nos artigos elegidos no recorte compreendido entre os anos de 2010 e 2018. O resultado demonstrou a quantidade reduzida de publicações acerca da docência, representando apenas 0,2% do total de artigos. Ao analisar as publicações e as abordagens, depreendeu-se que elas são permeadas por temáticas como adoecimento docente, precarização/sobrecarga de trabalho e produtivismo acadêmico. A ênfase desses artigos está na pós-graduação, ficando a graduação fora do debate. Não trazem, por fim, em um quadro geral, densas contribuições ao processo formativo no que se refere ao exercício docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-07-04

Cómo citar

Carvalho, J. (2020). DOCÊNCIA E SERVIÇO SOCIAL : UMA ANÁLISE APROXIMATIVA ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 4(1), 247–248. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/2284