EXPERIENCIA DE PRÁCTICAS SUPERVISADAS REPORTA EN TRABAJO SOCIAL

ANÁLISIS DEL SERVICIO SOCIAL EN EL ÁREA SOCIOAMBIENTAL

Autores/as

  • Deidra Frazão Marinho Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Juiane de Lima Leite Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Sarah Thays Nascimento Andrade Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Shirley Vitória Teixeira Menezes Universidade Federal do Amazonas (UFAM) https://orcid.org/0000-0002-4670-9555

DOI:

10.46551/rssp.202021

Palabras clave:

Estágio Supervisionado. Formação. Área Socioambiental.

Resumen

O presente trabalho se trata de relatos de experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado em Serviço Social no Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia – Grupo INTER-AÇÃO com contribuição de quatro discentes de Serviço Social, no período de 2016 à 2019. O objetivo geral do estudo foi analisar o estágio supervisionado em Serviço Social na área socioambiental e dentre os específicos estavam: contextualizar o estágio supervisionado em Serviço Social na área socioambiental; descrever as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado em Serviço Social na área socioambiental e pontuar a contribuição do estágio supervisionado na área socioambiental para o processo de ensino e aprendizagem dos discentes em Serviço Social. Quanto aos procedimentos metodológicos do estudo são de natureza: bibliográfica, documental e de campo, se utiliza do método materialismo histórico e de abordagem qualitativa. Para a coleta de informações foram utilizadas técnicas e instrumentais como: caderno de campo e observação participante. O trabalho resulta na ideia de que o estágio supervisionado em Serviço Social na área socioambiental apresenta desafios, seja no que se refere ao financiamento dos projetos que são elaborados e executados pelos profissionais, seja nas dificuldades envolvendo o processo de supervisão dos discentes. Desse modo, conclui-se que ainda que existam as contribuições significativas, fica claro que o processo de precarização nas instituições de ensino e pesquisa, faz-se necessário fortalecer esses espaços para não os perdermos e deixarmos de contribuir serviços de qualidade para a população usuária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deidra Frazão Marinho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bacharel em Serviço Social e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia - PPGSS pela Universidade Federal do Amazonas.

Juiane de Lima Leite, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Trabajadora social egresada de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM). Actualmente estudiante de maestría en el Programa de Posgrado en Trabajo Social y Sostenibilidad en la Amazonía - PPGSS en la Universidad Federal de Amazonas (UFAM). Investigador del Grupo Interdisciplinario de Estudios Socioambientales y Desarrollo de Tecnologías Sociales en la Amazonía (Grupo Inter-Acción).

Sarah Thays Nascimento Andrade, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bacharel em Serviço Social e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia - PPGSS pela Universidade Federal do Amazonas.

Shirley Vitória Teixeira Menezes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social, Especialista em Assistência Social e Família e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia - PPGSS pela Universidade Federal do Amazonas.

Citas

ABEPSS. Política de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311145368198230.pdf> Acesso em: 25 de Abril de 2020.

ABRAMIDES, Maria Beatriz C. O Ensino do Trabalho Profissional: O estágio na formação profissional. Palestra proferida na oficina da Região Sul II – Gestão 2003-2004 ABEPSS. São Paulo, 2003.

BRASIL. Lei de Regulamentação do Estágio Lei N° 11.788, de 25 de dezembro de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm> Acesso em: 25 de Abril de 2020.

CUZZUOL, et al. A Perspectiva da Responsabilidade Socioambiental nas Instituições de Ensino Superior. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v. 7, n. 7, p.1527-1539, mar/ago, 2012.

NUNES, Letícia S. A Questão Socioambiental e a Atuação do Assistente Social. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 196-212, jan./jun. 2013.

OLIVEIRA, Cirlene A. H. da S. Formação Profissional em Serviço Social: “velhos” e novos tempos, constantes desafios. Revista Serviço Social e Realidade, v.13, n.2. Franca: UNESP, 2004.

SALGADO, Maria F. M. A; CANTARINO, Anderson A. A. O Papel das Instituições de Ensino Superior na Formação Socioambiental dos Futuros Profissionais. Artigo. XXVI ENEGEP - Fortaleza, 2006.

Publicado

2020-09-22

Cómo citar

Frazão Marinho, D., de Lima Leite, J., Nascimento Andrade, S. T., & Teixeira Menezes, S. V. (2020). EXPERIENCIA DE PRÁCTICAS SUPERVISADAS REPORTA EN TRABAJO SOCIAL: ANÁLISIS DEL SERVICIO SOCIAL EN EL ÁREA SOCIOAMBIENTAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 4(2), 164–180. https://doi.org/10.46551/rssp.202021