A CRISE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA
CONSIDERAÇÕES SOBRE SEUS ANTECEDENTES, PRINCIPAIS ASPECTOS E TENDÊNCIAS
Palabras clave:
Crise. Capitalismo. Setor financeiro. HistóriaResumen
Esse artigo busca fazer um breve aparato histórico do desencadeamento da crise de 2008 eclodida na América central. Quais os principais motivos que permitiram o surgimento da crise do mercado imobiliário, mais uma crise que é parte constituinte do modo de produção capitalista. Quais as instituições financeiras envolvidas, como contribuíram para o crescimento da bolha financeira e os ajustes realizadas dos diferentes governos e a flexibilização das leis em detrimento da criação do valor, do lucro exacerbado. Pontuamos também, a repercussão dessa crise no Brasil. Como ocorreu, se desenvolveu, quais as respostas dadas pelo governo federal frente ao seu enfrentamento e as principais consequências para a classe trabalhadora que é o grupo que mais paga pelas crises nesse modo societário. Esse trabalho descreve os fatos, os envolvidos e as consequências de um mecanismo que se perpetua há mais de meio século, que para isso, arrasta todas as vidas dos mais “fracos” do meio social.
Descargas
Citas
BATISTA, Paulo Nogueira. O CONSENSO DE WASHINGTON: A Visão neoliberal dos problemas latino-americanos. Disponível em: http://www.fau.usp.br/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aup0270/4dossie/nogueira94/nog94-cons-washn.pdf
CONCEIÇÃO, Jefferson José da. O ABC da Crise. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
FERGUSON, Charles. Trabalho Interno (InsideJob). EUA, 2010 (documentário).
MIRANDA, Nilmário. Para entender a Crise. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
OLIVEIRA, Francisco Maria Cavalcanti de. Criar cinco Embraer por ano. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
PAULANI, Leda. Sobre acumulação de capital, crise e expansão financeira (Vídeo). 2012. Disponível em: http://marx21.com/2012/02/27/leda-paulani-sobre-acumulacao-de-capital-crise-e-a-expansao-financeira/
SALVADOR, Evilasio. Fundo Público e Seguridade Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
SAMPAIO JR, Plínio de Arruda. A natureza da crise e os dilemas da revolução. IN: Margem Esquerda. Ensaios Marxistas. Nº 15. São Paulo: Boitempo, 2010.
SILVA, Ademir Alves da. A crise capitalista contemporânea e as relações entre Estado, mercado e sociedade: subsídios para avaliação das políticas sociais. In: Revista Ponto e Vírgula n. 10, 2º. Semestre de 2011, pp.260-281, São Paulo: PEPG em Ciências Sociais, PUC-SP.
______________________. A gestão da seguridade social brasileira: entre a política pública e o mercado. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
SINGER, Paul. O Ministério do inter-relacionamento entre finanças e a economia da produção e produção. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
SISTER, Sérgio. A Crise do Dinheiro Solto. In: O ABC da Crise. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Serviço Social em Perspectiva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.