FORMAÇÃO PROFISSIONAL E OS DILEMAS DO EAD PARA O SERVIÇO SOCIAL

Autores/as

  • Lydia vitória firmino pereira ramos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palabras clave:

Ensino à distância; Neoliberalismo; Serviço Social; Formação Profissional.

Resumen

O presente trabalho objetiva apreender as expansões dos cursos de Serviço Social na modalidade de ensino à distância (EaD) e problematizar a participação de tais cursos (EAD) no processo formativo dos assistentes sociais. Utilizar-se-à como fonte bibliográfica a obra de NETTO (1999), assim como as reflexões produzidas por seus interlocutores, a exemplo de IAMAMOTO (2011), LIMA (2007), GUERRA (2010) e SILVA (2016). Nesta direção, buscar-se-á recuperar o debate que considera que o impacto da lógica do capital sobre a educação tem ocorrido de modo agravante no contexto neoliberal. Destarte, o EAD se associa com a dinâmica atual do capital que direciona os mercados para atender seus interesses em seu sistema de expansão e acumulação, visando à massificação da formação. Assim, a formação dos estudantes de serviço social decorrente dessas instituições de ensino é amplamente fragilizada, acrítica e despolitizada e isso implicará sobremaneira tanto no exercício profissional quanto na direção social da profissão.

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Biografía del autor/a

Lydia vitória firmino pereira ramos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Serviço Social, pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Sul, tendo ingressado na
mesma no ano de 2016.2. Atualmente estou desenvolvendo pesquisas na área de Violência e Ensino à distância.

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Publicado

2020-01-15

Cómo citar

vitória firmino pereira ramos, L. (2020). FORMAÇÃO PROFISSIONAL E OS DILEMAS DO EAD PARA O SERVIÇO SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(1), 384–398. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/376