A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A COVID-19
O CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PAULISTAS
DOI:
10.46551/rssp.202121Palabras clave:
Assistência estudantil, COVID-19, Pandemia, Universidades Federais, São PauloResumen
Este artigo objetiva relacionar os impactos da pandemia da COVID-19 com a organização das principais ações afetadas na assistência estudantil das universidades federais presentes no estado de São Paulo, diante do horizonte da permanência universitária em um contexto de intensificação das vulnerabilidades sociais. Utiliza como fontes de coleta a pesquisa bibliográfica e documental, através de um banco de dados pré-existente e informações buscadas em sites e documentos oficiais institucionais. Identifica a mencionada pandemia como um elemento externo, de fora à assistência estudantil, desencadeante de mudanças na oferta destas ações para a atualidade que, por sua vez, são desenvolvidas de diferentes formas para cada instituição, com seus pontos sólidos e frágeis perante a viabilização do direito estudantil no cenário de crise sanitária, que, em seu turno, apresenta forte relação à disposição de estrutura e de recursos que precedem a própria pandemia. Ademais a inclusão digital e os auxílios emergenciais institucionais no cenário da assistência estudantil paulista apresentam-se como os principais destaques no contexto contemporâneo, uma vez que antes da pandemia estas dimensões não eram pautadas de forma prioritária dentre as estratégias de permanência universitária.
Descargas
Citas
ANTUNES, R. O privilégio da servidão. O novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018
AMARAL, G. A; VIEIRA, A. A Mulher e a Tripla Jornada de Trabalho: a Arte de Ser Beija-Flor. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR324.pdf. Acesso em: 27/03/2021.
BARBOSA, A. L. N. H; COSTA, J. S.; HECKSHER, M. Mercado de trabalho e pandemia da covid-19: ampliação de desigualdades existentes. In: Mercado de Trabalho: conjuntura e análise, n. 69, p. 55-63, 2020. Disponível em:
http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10186/1/bmt_69_mercdetrabalho.pdf. Acesso em: 25/02/2021.
BOLORINO, E.; FREIRE, A. A pandemia do covid-19 e os impactos para a educação brasileira . Portal eletrônico UNESP. Franca, 28 abr 2020. Disponível em :
https://www.franca.unesp.br/#!/noticia/355/a-pandemia-do-covid-19-e-os-impactos-para-a-educacao-brasileira. Acesso em: 17/03/2021.
BRAH. A. Diferença, diversidade, diferenciação. In: Cadernos Pagu, Campinas, n. 26, 329-376, jun. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332006000100014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11/02/2021.
BRASIL. Decreto Federal nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Disponível em:https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2007/decreto-6096-24-abril-2007-553447-publicacaooriginal-71369-pe.html. Acesso em 08/03/2021.
BRASIL. Medida Provisória nº 1.039 de 18 de março de 2021. Institui o auxílio emergencial para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid 19). Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2019-2022/2021/Mpv/mpv1039.htm > Acesso em: 08 abr 2021.
CAPONI, S. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. In: Estudos avançados. São Paulo, v. 34, n. 99, pág. 209-224, agosto de 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142020000200209&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 18/03/2021
DIAS, M. de J. S.; SOARES, B. V. P. Creche nas Universidades: Um debate necessário para o ingresso e permanência de estudantes - Mães na graduação. Anais do 16° Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS. ABEPSS: Vitória, 2018.
FERNANDES, J. H. P. Acesso à educação e combate à desigualdade: o papel da educação no âmbito do plano Brasil sem miséria. In: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Brasil sem miséria. Tereza Campello, Tiago Falcão, Patrícia Vieira da Costa (organizadores). Brasília: MDS, 2014.
FERREIRA, A. C. D. X.; SILVA, A. K. C. S. Ensaio acerca da anunciada tragédia brasileira: a crise do capital e o aprofundamento das desigualdades em tempos-espaços de pandemia. In: Serviço Social em Perspectiva. Montes Claros (MG), volume 5, número 1, jan./jun. 2021. Disponível em:
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/3405/3513. Acesso em: 13/03/2021
FONAPRACE. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES - 2018. UFU, 2018. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf. Acesso em: 08/03/2021.
GARRIDO, E. N. A. Experiência da Moradia Estudantil Universitária: impactos sobre seus moradores. Psicol. cienc. prof. Brasília, v. 35, n. 3, pág. 726-739, setembro de 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300726&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08/03/2021.
GUIMARÃES, K. C. G ; PINHEIRO, S. S. M. O Desgoverno Bolsonaro e o Novo Coronavírus: uma análise preliminar sobre o impacto social dessa combinação no Brasil. In: Serviço Social em Perspectiva. Montes Claros (MG), volume 5, número 1, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/3347/3514. Acesso em: 12/03/2021.
IMPERATORI, T. K. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. In: Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 129, p. 285-303, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n129/0101-6628-sssoc-129-0285.pdf. Acesso em 09/04/2021.
KOWALSKI, A. V. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. 2012. 180 p. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Serviço Social - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/5137. Acesso em 09/04/2021.
LIMA, R. C. Distanciamento e isolamento social pela Covid-19 no Brasil: Impactos na saúde mental. In: Physis: Revista de Saúde Coletiva, [s. l.], v. 30, ed. 2, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312020000200313. Acesso em 09/04/2021.
MAGALHÃES, R. P. Assistência Estudantil e o seu papel na Permanência dos Estudantes de Graduação: a experiência da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social do Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC- Rio, Rio de Janeiro, 2013.
MARTINS, P. F. M; JUNIOR, C. A. M. A e RODRIGUES, J. A. Orçamento público para financiamento da assistência estudantil no ensino superior sob a perspectiva do direito humano fundamental à educação. In: Argumentos, vol. 16, n. 2, jul./dez. 2019. Departamento de Ciências Sociais, UNIMONTES – MG. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/214. Acesso em: 09/04/2021.
PACHECO, J.A. As Metamorfoses do ENEM: De avaliação coadjuvante para protagonista chave das políticas públicas de acesso à Educação Superior. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, PUC-SP, 2013.
PAURA, S. G. O Serviço Social na Educação Superior. In: Serviço Social e Educação. Larissa Dahmer Pereira, Ney Luiz Teixeira de Almeida (organizadores). 2ª edição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
PEREIRA, T.I.; SILVA, L.F.S.C. As Políticas Públicas do ensino superior no Governo Lula: expansão ou democratização? In: Revista Debates, Porto Alegre, v.4, n.2, p.10-31, jul/dez, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/debates/article/view/16316. Acesso em: 09/04/2021.
SANTOS, E. H. M. As configurações da assistência estudantil no Brasil: O cenário do PNAES. 2020. 170 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais. Universidade Federal de São Paulo. Santos, 2020. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60792. Acesso em: 09/04/2021.
UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo. Desigualdades e Vulnerabilidades na epidemia de COVID-19: Monitoramento, análise e recomendações. Fundação Tide Setubal. São Paulo, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Serviço Social em Perspectiva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.