A DIMENSÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
DOI:
10.46551/rssp.202227Palabras clave:
Serviço Social; Dimensão investigativa; Formação profissional; Prática profissional.Resumen
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo debater sobre a natureza da dimensão investigativa na formação profissional em Serviço Social, tanto no que se refere ao processo de produção de conhecimento como à prática profissional. Tendo em vista tal objetivo, analisaremos aspectos da dimensão investigativa nos processos relativos à intervenção profissional e à produção de conhecimento a fim de apreender suas particularidades e, a partir delas, avançar no debate acerca do lugar que esta dimensão ocupa no Serviço Social. Veremos que, no Serviço Social, a dimensão investigativa é uma dimensão estruturante e transversal, revelando-se uma importante mediação que articula teoria e prática. Porém, pela sua própria natureza, constatamos que a dimensão investigativa no Serviço Social é mais ampla do que sua mera redução à pesquisa científica.
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