AS PERCEPÇÕES DE GÊNERO, O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E O SERVIÇO SOCIAL
UM ESTUDO A PARTIR DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA
DOI:
10.46551/rssp.202312Palabras clave:
Gênero, Mulher, Acolhimento Institucional, Família, serviço socialResumen
A desigualdade de gênero é um elemento que deve ser considerada ao deparar-se com a realidade das crianças acolhidas institucionalmente no que tange o contexto familiar dessas crianças e os papéis sociais do homem e da mulher na família. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva e exploratória, construído a partir da pesquisa bibliográfica, revisão documental e das vivências de uma estagiária de serviço social na Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa e pesquisadora da temática de gênero. Este artigo é fruto da pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso de umas das autoras e tem como principal objetivo apresentar de que forma se expressam as questões de gênero no processo de acolhimento institucional de crianças no município de Ponta Grossa/PR. Os principais resultados obtidos demonstraram que a condição de gênero está relacionado com os motivadores geradores do acolhimento institucional da crianças, ainda que não explicitamente, porém os dados demonstram que a desigualdade de gênero está presente neste processo. A sobrecarga da mulher nos cuidados domésticos e dos filhos é um fator que chama atenção para este processo, além do histórico familiar que reflete a repetição da violência nas famílias, mulheres que também viveram o abandono, negligências e violências em suas infâncias, acabam reproduzindo com seus filhos e diante desta realidade se reconhece a importância da atuação do serviço social no combate à violação dos direitos das crianças e também das mulheres e promover ações e serviços que atendam as demandas das garantias dos direitos.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 20 set. 2019.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Cena Contemporânea. 2009a. In: CFESS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS: Brasília. 2009. Disponível em: <http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/morena.marques/disciplina-servico-social-e-processos-de-trabalho/bibliografia/livro-completo-servico-social-direitos-sociais-e-competencias-profissionais-2009/view> Acesso em: 28 fev. 2021.
IAMAMOTO, M. V. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. 2009. In: CFESS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS: Brasília. 2009. Disponível em: <http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/morena.marques/disciplina-servico-social-e-processos-de-trabalho/bibliografia/livro-completo-servico-social-direitos-sociais-e-competencias-profissionais-2009/view> Acesso em: 28 fev. 2021.
LAGARDE Y DE LOS RÍOS, Marcela. El Feminismo en mi vida: hitos, claves, y topías. Instituto das Mulheres: Ciudad de México. 2012. 643 p.
MOREIRA, M. I. C. Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: uma leitura na perspectiva de gênero. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-10.
NEGREIROS, T. C. de G. M.; CARNEIRO, T. F. Masculino e Feminino na Família Contemporânea. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1. 2004, p. 34-47.
PAIVA, A. S. C.; PAVOSKI, B. A. M.; MOSER, L. Acolhimento Institucional: Aspectos históricos, responsabilização das famílias e suas nebulosas motivações. In: 6º Encontro Internacional de Política Social 13º Encontro Nacional de Política Social, 2018, Vitória. Anais... Vitória: UFES, 2018. p. 1-12.
PAIVA, I. L.; MOREIRA, T. A. S.; LIMA, A. de. M. Acolhimento Institucional: famílias de origem e a reinstitucionalização. In: Revista Direito Práxis: Rio de Janeiro. v. 10, n.2, 2019, p. 1405-1429.
RAICHELIS, R. O trabalho do assistente social na esfera estatal. 2009. In: CFESS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS: Brasília. 2009. Disponível em:<http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/morena.marques/disciplina-servico-social-e-processos-de-trabalho/bibliografia/livro-completo-servico-social-direitos-sociais-e-competencias-profissionais-2009/view> Acesso em: 28 fev. 2021.
SAFFIOTI, H. I. R. Diferença ou Indiferença: gênero, raça/etnia, classe social. In: GODINHO, T.; SILVEIRA, M.L. Políticas públicas e igualdade de gênero, São Paulo, Prefeitura municipal de São Paulo, 2004, p. 35-42.
SAFIOTTI, H. I. B. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2015, 160 p.