CULTURA DA VIRTUALIDADE, IMPACTOS SOCIAIS E DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

Autores/as

DOI:

10.46551/rssp.202304

Palabras clave:

Tecnologias de Informação e comunicação, Cultura, Formação Profissional, Serviço Social

Resumen

O presente artigo tem por objeto a reflexão sobre o impacto do uso das tecnologias de informação e comunicação na formação profissional em Serviço Social, sendo realizado para tal pesquisas bibliográfica, documental e aplicação de questionário on-line junto às/aos estudantes do curso de Serviço Social de Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado de Minas Gerais. O método empregado foi o materialismo crítico-dialético e a metodologia de pesquisa empregou pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de um questionário on-line para estudantes de Serviço Social. Como resultado, identifica-se a necessidade da área em pautar e estreitar o debate sobre as tecnologias de informação e comunicação  de forma a sintonizar criticamente a formação e exercício profissional diante das facilidades tecnológicas que impactam na formação, mas que também são canais de expressão de formas de violências, opressões, violações e temas relacionados que acontecem no âmbito virtual, mas que possuem desdobramentos e consequências nos sujeitos do mundo real.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiano Costa de Carvalho, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Doutorando em Serviço Social pela FCHS/ UNESP.  Bolsista CAPES. Professor no IEC/PUC Minas e DSS/UNESP.  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE) e Grupo de Estudos e Pesquisas Estudos sobre Política de Saúde e Serviço Social (QUAVISSS). E-mail: ss.cristiano@gmail.com

Eliana Bolorino Canteiro Martins, Universidade Estadual Paulisa - UNESP/Franca

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Mestrado em Serviço Social pela UNESP/Campus de Franca. Doutorado em Serviço Social pela PUC/SP. Pós-Doutorado em Serviço Social pela UERJ. Livre Docência pela UNESP/Campus de Franca. Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/Franca. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Nível 2. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE). E-mail: elianacanteiro@terra.com.br

Helena Mara Dias Pedro, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela UFF. Mestrado em Política Social pela UFF. Doutoranda em Educação pela UFES. Assistente Social do IFMG, Docente na Pós-Graduação da PUC Minas. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão, Trabalho e Educação (GETAE).  E-mail: helena.dias@ifmg.edu.br

Kênia Augusta Figueiredo, Universidade de Brasília - UnB

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais (UERJ). Doutora em Comunicação (UnB). Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Comunicação Pública, Assistência Social e Serviço Social (COMPASS) e integrante do Grupo de Trabalho, Educação e Discriminação (TEDis); e compõe a gestão do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social” (2020-2023). E-mail: figueiredo.kenia@gmail.com

Ruth Gnecco Zanini, Universidade Estadual Paulisa - UNESP/Franca

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UNESP/ Franca. Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas, Cultura e Sociedade pela UMES/ Paranaíba-MS. Membro dos grupos de estudos da UNESP: Gestão Socioambiental e a Interface com a Questão Social (GESTA) e Práticas em Pesquisa: perspectivas contemporâneas (PRAPES). E-mail: ruthzanini.sso@gmail.com

Citas

ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. A indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1985.

BARBERO, Jesús Martín. Dos meios às mediações - Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 7ª edição, 2013.

BOYD, Danah. É complicado: as vidas sociais dos adolescentes em rede. Relógio D’Água Editores: Lisboa, 2015.

DZIEKANIAK, Gisele.; ROVER, Aires. Sociedade do conhecimento: características, demandas e requisitos. DataGramaZero, v.12, n.5, out/11. Disponível em: http://www.dgz.org.br/out11/Art_01.htm Acesso em: 13 agosto.2019.

LIMA, Nadia Laguardia de; STENGEL, Marcia; NOBRE, Marcio Rimet; DIAS, Vanina Costa. Juventude e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Artesã, 2007.

MARTINS, Helena. COMUNICAÇÕES EM TEMPOS DE CRISE. 1.ed. São Paulo. Expressão Popular; Fundação Rosa Luxemburgo, 2020.Disponível em: https://rosalux.org.br/wp-content/uploads/2020/12/comunicacoes_tempos_crise.pdf Acesso em 03 set. 2022.

RAMONET, Ignácio. O poder midiático. In: Moraes, Dênis de (org). Por uma outra comunicação. Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: 4ª edição, 2009.

STENGEL, Márcia. et al. Geração, Família e Juventude na era virtual. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 424-441, ago. 2018.

TAPIAS, José Antonio Pérez. Internautas e náufragos. A busca do sentido na cultura digital. Edições Loyola: São Paulo, 2006, p. 57-60.

Publicado

2023-03-19

Cómo citar

Costa de Carvalho, C., Bolorino Canteiro Martins, E., Mara Dias Pedro, H., Augusta Figueiredo, K., & Gnecco Zanini, R. (2023). CULTURA DA VIRTUALIDADE, IMPACTOS SOCIAIS E DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(1), 63–87. https://doi.org/10.46551/rssp.202304