TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS E “SERVIÇO SOCIAL”

ELEMENTOS PARA O DEBATE ACERCA DA REALAÇÃO DA PROFISSÃO COM A "QUESTÃO AMBIENTAL"

Autores/as

DOI:

10.46551/rssp.202313

Palabras clave:

Serviço Social, Questão ambiental, Capitalismo

Resumen

Este artigo trata de reflexões acerca das relações entre Serviço Social e “questão ambiental”. Tendo aporte na abordagem teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético, apresenta uma discussão acerca das transformações societárias nos marcos do sistema capitalista que, historicamente, estão direcionadas para a destrutividade do meio ambiente enquanto parte da sua essência movida pela expansão, acumulação e concentração de riquezas. Diante de um cenário de dilapidação da natureza, no contexto da crise de 1970, a “questão ambiental” adquire relevância e espaço na agenda governamental e de diversos setores da sociedade civil, todos com um bem comum: salvar o planeta. É no curso das transformações sociais capitalistas frente a necessidade de retomar altas taxas de lucro que estratégias para enfrentar as problemáticas ambientais são formuladas. A educação ambiental tem centralidade no conjunto destas estratégias, requisitando profissões para atuar em seus processos educativos, dentre elas, o Serviço Social. O terreno da “questão ambiental” é desafiador, tendo em vista que o discurso hegemônico que a norteia é conservador, o que põe desafios à profissão, seja no campo de intervenção seja no da produção de conhecimentos. No entanto, põe possibilidades para a profissão desenvolver uma atuação e reflexões críticas apoiadas no projeto ético-político, de modo a se contrapor à barbárie do capitalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Carla de Jesus Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-graduação em Assistência Social e Saúde Pública pela FAVENI. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas – GEPEM/UFS. ORCID: 0009-0001-6442-6612. Link do Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4227497961175138. E-mail: adrycarla1210@gmail.com.

Ana Paula do Nascimento Santos, Universidade Federal de Sergipe

Técnica de Informática - IFS. Assistente Social. Graduação em Serviço Social - Centro Universitário UniAGES. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - Faculdade Futura. MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas - Centro Universitário UNIDOMBOSCO - EAD - GRUPO SEB. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas – GEPEM/UFS. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8094083676270330. E-mail: ana.paula.ns.1995@gmail.com.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Ementa do GTP Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social. Proposta de Ementa. Temporalis, Brasília (DF): ABEPSS, ano 12, n. 24, p. 461-466, jul./dez. 2012.

ABREU, Mariana. Serviço Social e a organização da cultura. São Paulo, Cortez, 2002.

AMARAL, Ângela S. do. CESAR. Mônica. O trabalho do assistente social nas empresas

capitalistas. In: Serviço Social: direitos sociais e competências

profissionais. Brasília. CFESS/ABEPSS. 2009, p. 411-427.

ARAÚJO, Nailsa Maria Souza. O Serviço Social como Trabalho: alguns apontamentos sobre o debate. In: Serviço Social & Sociedade. n. 93, p. 5-28, 2008.

ARAÚJO, N.M.S. et al. “Questão ambiental” e política de meio ambiente: desafios ao Serviço Social brasileiro. In: Revista Políticas Públicas, São Luís, v.15, n.1, p.121-129, jan/jun.2011.

BEHRING, Elaine Rossetti, BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006.

BOURCKHARDT, Vandenéia. Fundamentos da análise marxista sobre a temática ambiental e o serviço social. 2010.Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

BRASIL. Lei nº 6.968 de 13 de agosto de 1981.Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e dá outras providências. República Federativa do Brasil. Brasília.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. República Federativa do Brasil. Brasília.

CORRÊA, Deborah Cristina. O debate ambiental no Serviço Social: construindo novos caminhos ou reatualizando velhos paradigmas? 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) -Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio

de interpretação sociológica. 2.ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

GOMES, G. F. Conflitos socioambientais e o direito a água. São Paulo: Outras Expressões, 2013.

IAMAMOTO, Marilda Vilella e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 10° ed. São Paulo:

Cortez, 1995.

IAMAMOTO, M.V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 3.ed. São Paulo:Cortez,2000.

LÊNIN, V. I. Imperialismo, estágio superior do capitalismo. São Paulo: Expressão

Popular, 2012. p. 37-74.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental -2 Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MANDEL, E. O capitalismo tardio. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 28ª ed.- livro I. Tradução. Reginaldo Sant’ Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo Cézar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo Editorial e Editora da UNICAMP, 2002.

MONTAÑO, Carlos. A Natureza do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007. Capítulo I.

MOTA, Ana Elizabete; AMARAL, Ângela. Serviço Social brasileiro: cenários e

perspectivas nos anos 2000. In: Serviço Social Brasileiro nos anos 2000:

cenários, pelejas e desafios. Recife. Editora UFPE, 2014. p. 23-43.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica.

São Paulo: Cortez, 2006.

NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez,1996.

NUNES, Letícia Soares. Questão socioambiental e formação profissional: o que o Serviço Social tem a ver com esse debate?. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. – Florianópolis. 2018.

NUNES, C.A. da Silva. “Questão Ambiental e “Questão Social”: uma contribuição à crítica ao debate ideopolítico sobre a “pobreza” da natureza e a “natureza” da pobreza”. Editora Dialética, 2022.

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e Representação Social. 8ed. São Paulo: Cortez,

RAFAEL, Paula Raquel Bezerra. A “questão ambiental” e o trabalho das assistentes sociais nos programas socioambientais das empresas em Recife. Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPE (dissertação), 2008.

SANTOS, J.S.; ARAÚJO, N. M. S. O Serviço Social e a gestão pública do meio ambiente. In: ARAÚJO, N. M. S.; SANTOS, J.S.; SILV, M.G. (Org). Educação Ambiental e Serviço Social: o PEAC e o licenciamento na Gestão Pública do Meio Ambiente. Aracaju: Editora da UFS, 2012. P.63-100).

SILVA, M. das G. Questão ambiental e desenvolvimento sustentável: um desafio ético-político ao Serviço Social. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

SILVA, Maria das Graças e. Capitalismo Contemporâneo e “questão ambiental”: o Desenvolvimento Sustentável e a ação do Serviço Social. Tese (Doutorado) –

Universidade Federal de Pernambuco. CCSA. Serviço Social. – Recife: O Autor, 2008.

SILVA, M.G.; SANTOS, J.S.; ARAÚJO, N. M. S. “Consumo consciente”: o ecocapitalismo como ideologia. Revista Katálysis. Florianópolis, v.15, n.1, p.95-111, jan/jun.2012.

SILVA, S. C. da. Produção de conhecimento do serviço social sobre a questão ambiental: uma análise de seus fundamentos teórico-metodológicos e ídeo-políticos. 2015,150f. Dissertação (Mestrado Serviço Social) -Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

SILVEIRA, João P. Borges da. Questão ambiental e sustentabilidade na produção de literatura do serviço social. 2015. Dissertação (Mestrado Serviço Social) -Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

Publicado

2023-03-19

Cómo citar

de Jesus Pereira, A. C., & do Nascimento Santos, A. P. (2023). TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS E “SERVIÇO SOCIAL”: ELEMENTOS PARA O DEBATE ACERCA DA REALAÇÃO DA PROFISSÃO COM A "QUESTÃO AMBIENTAL" . Revista Serviço Social Em Perspectiva, 7(1), 266–285. https://doi.org/10.46551/rssp.202313

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.