DIFERENTES CONCEPÇÕES ACERCA DO SIGNIFICADO SOCIAL DA PROFISSÃO

SERVIÇO SOCIAL COMO TRABALHO OU COMPLEXO IDEOLÓGICO?

Autores/as

DOI:

10.46551/rssp202431

Palabras clave:

Serviço Social., Trabalho, Complexo ideológico

Resumen

Este artigo objetiva discorrer a respeito das diferentes concepções acerca do Serviço Social, desenvolvidas a partir do processo de redemocratização do país. O entendimento de que o Serviço Social equipara-se à categoria Trabalho (em Marx) é a mais aceita atualmente no interior da categoria profissional, mas não é a única concepção contemporânea da natureza da profissão. Observou-se, a partir dos anos 1990 que estudiosos do pensamento de Lukács passaram a conceber o Serviço Social como sendo mais próximo de um complexo ideológico, colocando a discussão em pauta. Aventar ambas as concepções, e seus argumentos, faz-se necessário a partir de então, justamente porque pensar a natureza da profissão torna os profissionais que fazem parte dela mais cônscios do que esta pode representar e almejar na prática cotidiana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elida Janaina Barbosa Rodrigues Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Assistente Social. Graduação e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (PPGSS – UFAL). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas István Mészáros (GEP-MESZ), e ao Grupo de Pesquisa Sobre Reprodução Social. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). ORCID: 0009-0000-8289-9758. E-mail: elida.rodrigues@fsso.ufal.br.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). História. Disponível em: https://www.abepss.org.br/historia-7, acesso em 06 de junho de 2023, às 14h25min.

__________. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (com base no Currículo Mínimo aprovado em Assembléia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996). Rio de Janeiro: ABEPSS, 1996.

COSTA, Gilmaisa Macedo da. Serviço Social em Debate: ser social, trabalho, ideologia. Maceió: EDUFAL, 2011.

GIANNA, Sergio. Presentación a la Edición en Español. In: COSTA, Gilmaisa Macedo da. Trabajo Social en debate : ser social, trabajo, ideología. La Plata: Dynamis, 2020.

IAMAMOTO, Marilda Vilela; SANTOS, Cláudia Mônica (orgs). A História pelo Avesso: a Reconceituação do Serviço Social na América Latina e interlocuções internacionais. São Paulo: Cortez, 2021.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. A formação Acadêmico-profissional no Serviço Social Brasileiro. In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, nº 120, out./dez. 2014.

__________. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2010.

LESSA, Sérgio. Apresentação. In: COSTA, Gilmaisa Macedo da. Pensando Fundamentos e Serviço Social. Maceió: Coletivo Veredas, 2022.

LUKÁCS, Georg. Para uma Ontologia do Ser Social (volume 14). Maceió: Coletivo Veredas, 2018.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MOREIRA, Tales Willyan Fornazier; CAPUTI, Lesliane. As Diretrizes Curriculares da ABEPSS e os Valores Éticos e Políticos para a Formação Profissional em Serviço Social. In: Revista Temporalis, Brasília, ano 16, n. 32, jul./dez. 2016.

NETTO, José Paulo. A construção do projeto Ético-Político do Serviço Social. In: MOTA, Ana Elizabete; BRAVO, Maria Inês de S; UCHÔA, Roberta; NOGUEIRA, Vera; MARSIGLIA, Regina; GOMES, Luciana; TEIXEIRA, Marlene (orgs). Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: Cortez, 2006.

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Barbosa Rodrigues Pimentel, E. J. (2024). DIFERENTES CONCEPÇÕES ACERCA DO SIGNIFICADO SOCIAL DA PROFISSÃO: SERVIÇO SOCIAL COMO TRABALHO OU COMPLEXO IDEOLÓGICO? . Revista Serviço Social Em Perspectiva, 8(2), 316–336. https://doi.org/10.46551/rssp202431