A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLÍTICA EDUCACIONAL

A ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS EQUIPES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

10.46551/rssp202433

Palabras clave:

Educação, Interdisciplinaridade

Resumen

o presente artigo tenciona analisar criticamente a relevância do (a) assistente social para a efetivação da interdisciplinaridade entre educação e as políticas públicas a ela correlacionadas. A pesquisa é bibliográfica, com caráter qualitativo. São mencionados autores de referência na área de Serviço Social, que desenvolvem estudos sobre a temática da interdisciplinaridade: Amaro (2011), Fazenda (2003), Freire (1996), Iamamoto (1997), Martins (1999), Yasbeck (1997), dentre outros. Para uma melhor organização das reflexões, apresenta-se, brevemente, a regulamentação da educação brasileira, bem como alguns desafios enfrentados, sobretudo, a partir das interferências de organismos internacionais no direcionamento da política educacional no Brasil. No segundo momento, é realizada uma análise sobre a importância da interdisciplinaridade nas escolas, bem como a necessidade da presença dos/as assistentes sociais nas equipes de profissionais. Seguido das considerações finais, conclui-se que, a atuação do (a) assistente social em âmbito interdisciplinar é condição sine qua non para se efetivar uma política educacional de qualidade que atenda a todos, conforme preceitos constitucionais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Nunes Duarte Dias , UESB

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEP), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) e da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo (RedePECC-MS). E-mail: renatinhaduarte11@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/4481742911308965 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4105-6863

Maísa Dias Brandão Souza, UESB

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGED/UESB; Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR; Graduada em Serviço Social pela UNOPAR; Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA/Brasil; Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – GEPEMDECC/UESB; Coordenadora Territorial do Programa de Formação de Educadores do Campo – FORMACAMPO. E-mail: maisabrandao@hotmail.com.

Adenilson Souza Cunha Junior , UESB

Pós Doutorado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  É professor Titular, com Dedicação Exclusiva do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).  E-mail: adenilsoncunha@uesb.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/2046813448859972  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3622-1799

Citas

ABEPSS. Lei de Diretrizes Curriculares. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. Com base no Currículo Mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996. Rio de Janeiro,

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. O Serviço Social na educação. In: Revista Inscrita, nº 6. Brasília, 2000.

AMARO, Sarita. Serviço Social na educação: bases para o trabalho profissional. Florianópolis; Ed. Da UFSC. 2011.

BANCO MUNDIAL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: próximos passos –sumário executivo. 2010. Disponível em: http://cenpec.org.br/biblioteca/educacao/estudos-e-pesquisas/achieving-world-class-education-in-brazil-the-next-agenda . Acesso em: 03 janeiro, 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Brasília, Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei Federal nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13935.htm. Acesso em: 30 de jul. 2020.

CARDOSO, F. G.; MACIEL, M. Mobilização social e práticas educativas. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Brasília. DF: UnB, Centro de Educação Aberta, Continuada a Distância, módulo 4, p. 139-150, 2000.

CFESS. Código de Ética Profissional do Assistente Social. Brasília, 1993.

CFESS. Diálogos do cotidiano – Assistente Social: Reflexões sobre o trabalho profissional. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS2023-DialogosCotidiano4.pdf. Acesso em: 30 de dez. 2023.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1ª edição. São Paulo Expressão Popular, 2018.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva:um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GENTILI, P. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 45-60.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e ético-políticas. Fortaleza, CRESS –CE, Debate n. 6, 1997.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Disponível em http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206. Acesso em: 30 de dez. 2023.

JOHANN, C. C. Evasão escolar no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense: um estudo de caso no Campus Passo Fundo. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2012.

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. O Serviço Social na área da Educação. In:Revista Serviço Social & Realidade. v. 8, n.º 1. UNESP, Franca: São Paulo, 1999.

MÉSZÁROS, István. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, repensar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

OLIVEIRA, Ana Cristina Almeida de. et al. A Inserção do Serviço Social na Educação: Uma ponte para a afirmação das Políticas Públicas de Inclusão. Revista Includere. v. 1, n. 1. Mossoró. Ed. Especial, 2015.

PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª edição, Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RODRIGUES, Maria Lucia. O Serviço Social e a perspectiva interdisciplinar. In: Martinelli, M. L. e outros(org). O Uno e o múltiplo nas relações entre as áreas do saber. São Paulo: Cortez/ Educ, 1998.

SETUBAL, A. A. Desafios à pesquisa no Serviço Social: da formação acadêmica à prática profissional. Revista Katálysis. Florianópolis: EDUFSC, v. 10, nº especial, 2007.

SEVERINO, A. J. Subsídios para uma reflexão sobre novos caminhos da interdisciplinaridade. In: SÁ, J. M. de (Org.). Serviço Social e Interdisciplinaridade: Dos fundamentos filosóficos à prática interdisciplinar no Ensino, Pesquisa e Extensão. São Paulo: Cortez, 2010. p. 11-21.

SOUZA, M. D. B. A Educação do Campo e o Plano de Ações Articuladas (PAR) em Municípios da Bahia: Análise a partir da Dimensão IV - infraestrutura física e recursos pedagógicos nos Territórios de Identidade da Bacia do Paramirim e do Sudoeste Baiano. 2023. 269f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista-Bahia, 2023.

SOUZA, M. M. Imperialismo e educação do campo. Araraquara: Cultura Acadêmica, 2014.

YASBECK, Globalização, precarização das relações de trabalho e seguridade social. In: Cadernos Aabong, 19. Série: Subsídios às Conferências de Assistência Social. São Paulo, 1997 –vol. I.

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Nunes Duarte Dias , R., Dias Brandão Souza, M., & Souza Cunha Junior , A. (2024). A INTERDISCIPLINARIDADE NA POLÍTICA EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL JUNTO ÀS EQUIPES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 8(2), 362–378. https://doi.org/10.46551/rssp202433