O PAPEL PEDAGÓGICO DO ANTIRRACISMO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Autores/as

  • Tarcísio Conceição Oliveira
  • Teresa Cristina Torres de Abreu do Amaral

Palabras clave:

Antirracismo, Produção de conhecimentos, Função pedagógica, Atuação profissional, Serviço Social

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABREU, M. M.; CARDOSO, F. G. Mobilização social e práticas educativas. In: ABEPSS; CFESS (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: Cfess/Abepss, UnB, 2009, p. 593-608

ALMEIDA, Magali da Silva. Desumanização da população negra: genocídio como princípio tácito do capitalismo. Em pauta, Rio de Janeiro – 2º Semestre de 2014 – n. 34, v.12, p.131-154. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.

CFESS, Conselho Federal de Serviço Social. Código de Ética Profissional do Assistente Social. Brasília, 1993.

CFESS-CRESS. Assistentes Sociais no combate ao racismo, Brasília, 2016.

CFESS-CRESS. Assistentes Sociais no combate ao racismo. Campanha da Gestão 2017-2020, Brasília, 2020.

EURICO, Marcia Campos. Nota Técnica sobre o trabalho de assistentes sociais e a coleta do quesito Raça/Cor/Etnia. CFESS, 2022.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. 1. ed. – Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Petrópolis: Editora Vozes; 2017.

IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 11 ed. São Paulo: Cortez; Lima: CELATS, 1996.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: ABEPSS; CFESS (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: Cfess/Abepss, UnB, 2009.

NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: Serviço Social e Saúde. Formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2006.

NOGUERA, Renato. Denegrindo a educação: Um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 18:maioout/2012, p.62-73.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In Lander, Edgardo (Comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires: Clacso, 2000.

SANTOS, Thamires C. M. dos; OLIVEIRA, Tarcísio C.; AZEVEDO, Luana S. de. Insurgências coletivas e vivências no contexto acadêmico: a experiência de reconhecimento de sujeitos e saberes a partir do Coletivo Negro Fuzuê. In: Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.67,

v. 8 n. 67: Ensino de História e Relações Étnico-Raciais: olhares interioranos 2021.

SILVA, Ana Paula P. Relações Raciais e Pensamento Social Brasileiro: Reflexões Pertinentes a uma Formação Antirracista no Serviço Social. In: Eurico, Márcia Campos; Passos, Rachel G.; Almeida, Magali da S.; Martins, Tereza C.S. (orgs). Questão Racial, Serviço Social e os

desafios contemporâneos. São Paulo: Papel social, 2021. p. 79-105.

SOUSA, C. Toniolo. A prática do Assistente Social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional. Emancipação, Ponta Grossa, 8 (1):119-132, 2008. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao>.

Publicado

2024-08-16

Cómo citar

Oliveira, T. C., & Amaral, T. C. T. de A. do. (2024). O PAPEL PEDAGÓGICO DO ANTIRRACISMO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 8(Especial), 549–559. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/8021

Número

Sección

Comunicação Oral - Gênero, Raça, Etnia e Geração