DOCÊNCIA E SERVIÇO SOCIAL
UMA ANÁLISE APROXIMATIVA ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Mots-clés :
Serviço Social, Docência, Exercício Docente, Publicações CientíficasRésumé
Resumo: Este trabalho possui como objetivo geral contribuir na discussão de como a docência em Serviço Social tem sido abordada e compreendida nas publicações produzidas pela categoria profissional em relação ao exercício docente, e sua importância no processo formativo. A identificação e recorte da temática se dão devido a observações percebidas em toda graduação da ausência do debate desse espaço sócio ocupacional tanto em sala de aula quanto em congressos e seminários da área. Quanto aos objetivos específicos pretendem tanto realizar uma aproximação sobre a trajetória da categoria profissional na área docente, quanto compreender como o Serviço Social tem pensado e direcionado o exercício da docência na formação profissional em suas produções científicas. Para alcançá-los, foi realizada uma pesquisa em 15 revistas da área específica de Serviço Social, com ênfase nos artigos elegidos no recorte compreendido entre os anos de 2010 e 2018. O resultado demonstrou a quantidade reduzida de publicações acerca da docência, representando apenas 0,2% do total de artigos. Ao analisar as publicações e as abordagens, depreendeu-se que elas são permeadas por temáticas como adoecimento docente, precarização/sobrecarga de trabalho e produtivismo acadêmico. A ênfase desses artigos está na pós-graduação, ficando a graduação fora do debate. Não trazem, por fim, em um quadro geral, densas contribuições ao processo formativo no que se refere ao exercício docente.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Serviço Social em Perspectiva 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.