ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DESAFIOS À FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA
DOI :
10.46551/rssp.202002Mots-clés :
Serviço Social. Educação Superior. Estágio SupervisionadoRésumé
Este artigo resulta de inquietações das autoras sobre o estágio supervisionado, a partir de experiências apreendidas no exercício da profissão de Serviço Social, com trabalho voltado para a assistência estudantil na Universidade Federal de Goiás, que é realizada a supervisão de estágio de campo e acadêmico em Serviço Social. O estágio é considerado essencial no processo da formação qualificada como um direito social ao estudante e também contribui na formação e reflexão do fazer profissional, como uma das dimensões de seu trabalho o estágio supervisionado, em uma instituição pública, espaço de constantes contradições, de lutas e resistências para contribuir no processo de democratização do acesso, condições de permanência e da formação, dos direitos sociais e na ruptura do ultraconservadorismo, próprio da estrutura capitalista, na conquista de outra sociabilidade, justa e igualitária, ao resguardar o direito à diversidade social.
Téléchargements
Références
_______. Política Nacional de Estágio. Brasília, [2010]. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/politica-nacional-deestagio-
da-abepss-11>. Acesso em: 7 abr. 2020.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Ética e direitos humanos: os desafios no ensino e na pesquisa em Serviço Social. In. Revista Inscrita, Ano 10, n.14, Brasília, Dez. 2013.
CAMARGO, Ricardo. OS efeitos do PROINF no Programa Territorial do Território Vale do Rio Vermelho. s/d
CAPUTI, Lesliane; MOREIRA, Tales Willyan Fornazier. Estágio supervisionado em Serviço Social: contribuição para defesa do projeto ético-político profissional. Andes SN, 2018.
CAPUTI, Lesliane. Supervisão de estágio em Serviço Social: significâncias e significados. Revista. Katálysis., Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 389-394, out./dez. 2016.
CHAUÍ, Marilena. A universidade operacional. Folha de São Paulo, São Paulo, 9 maio 1999. Caderno Mais! p. 3
DE PAULA, Alisson Slider do Nascimento. O Programa REUNI em foco: intensificação e precarização do trabalho docente. Revista Espaço Acadêmico, n. 170, jul./2015. Ano XIV. ISSN 1519-6186.
GUERRA, Yolanda. No que se sustenta a falácia de que “na prática a teoria é outra?”In: 2° Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel, Unioeste, out, 2005.
GUIRALDELLI, Reginaldo; ALMEIDA, Janaina Loeffler de. A construção dos Fóruns de supervisão de estágio em serviço social. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 395-402, out./dez. 2016.
IAMAMOTO, M. V. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Revista Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014
___________. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
________. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LEHER, R. Educação superior minimalista: a educação que convém ao capital no capitalismo dependente. 2011 (mimeo).
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e exercício profissional. Revista Temporalis. Brasília (DF), ano 13, n. 25, p. 63-90, jan./jun. 2013.
________. Supervisão de Estágio em Serviço Social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. Tradução de Paulo César Castanheira/Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
NETTO, J. P. Introdução ao método na teoria Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/Abepss, 2009.
SIMIEMA, Carolina. Antiga capital, cidade de Goiás atrai pelas construções históricas. 05 /03/2012. Disponível em G1.globo.com/goias/noticia/2012/03/antiga-capital-cidade-de-goias-atrai-pelas-construcoes-historicas.html.
SOUSA, Andréa Harada. Mercantilização e automação do ensino superior privado: o caso da Educação a Distância. 2019. Disponível em http://fepesp.org.br/artigo/7078/
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Serviço Social em Perspectiva 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.