AINDA HÁ O QUE FALAR SOBRE ÉTICA?
A DIALÉTICA ENTRE O VELHO E O NOVO NO SERVIÇO SOCIAL
Mots-clés :
Serviço Social; Ética; Trabalho; Formação;Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar um elemento emergente na dissertação de mestrado da autora: a relação entre aquilo que estudantes de Serviço Social em estágio referem como posicionamento ético, e a teleologia elaborada para intervenção. A pesquisa, pautada na ontologia lukácsiana, teve como locus o estágio curricular obrigatório. Para coleta de dados utilizamos um instrumento alternativo e entrevistas semiestruturadas, analisados através da análise textual discursiva. Os achados mostram que há dilemas éticos que mobilizam com mais intensidade atos fundamentados em uma moralidade conservadora, evidentes em situações que explicitam a questão de gênero e o papel socialmente atribuído à mulher. Mostram, também, que existem tendências distintas para o exercício profissional: por um lado aquelas que viabilizam valores democráticos e, por outro, as que tolhem as possibilidades de exercício da liberdade dos sujeitos. Enfim, discute-se as aproximações e os hiatos entre aquilo que se diz e aquilo que se materializa no trabalho profissional de assistentes sociais em formação.
Téléchargements
Références
________. Ética: fundamentos sócio-históricos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010b.
________. Barbárie e neoconservadorismo: os desafios do projeto ético-político. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 106, p.205-218, abr/jun. 2011.
________. Materialidade e potencialidades do Código de Ética dos Assistentes Sociais brasileiros. In: BARROCO, Maria Lucia; TERRA, Sylvia Helena.Código de Ética do/a Assistente Social Comentado. São Paulo: Cortez, 2012. p. 31-119.
________. Fundamentos éticos do Serviço Social. Disponível em: . Acesso em: 03 fev. 2013.
BRASIL. Código de Ética Profissional do Assistente Social. Brasília: CFESS, 1993
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14 ed. São Paulo: Ática, 2012.
COUTINHO, Carlos Nelson. Prefácio. In: NETTO, Leila Escorsim. O conservadorismo clássico. São Paulo: Cortez, 2011, p. 9-12.
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FONTOURA, Amaral. Introdução ao serviço social. 2 ed. Rio de Janeiro: Aurora, 1959.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. RJ/SP: Paz e Terra, 2015.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 10 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
LUKÁCS, Gyorgy. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. In: ALVES, Giovanni. Lukács e o século XXI: trabalho, estranhamento e capitalismo manipulatório. São Paulo: Praxis, 2010, p. 89-112.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, São Paulo, v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.
________; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, São Paulo, v. 12, n. 1, p.117-128, 2006.
NETTO, José Paulo. A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Mod. 1 de Capacitação em Serviço Social e Política Social. Brasília, CFESS/ABEPSS/ CEAD/ UnB, 1999.
PAIVA, Beatriz Augusto de; SALES, Mione Apolinario. A Nova Ética Profissional: Práxis e Princípios. In: BONETTI, Dilséa Adeodata et al. Serviço social e ética: convite a uma nova práxis. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 174-208.
SOUSA, Adrianyce A. Silva de; SANTOS, Silvana Mara Morais dos; CARDOSO, Priscila. Ética e serviço social: um itinerante caminhar. Temporalis, Brasília, ano 13, n. 25, p.33-61, jan/jun, 2013.
TERTULIAN, Nicolas. O grande projeto da ética. 1999. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2014.
YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. 2009. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Disponível em: . Acesso em: 4 ago. 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Serviço Social em Perspectiva 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.