O COMPLEXO IDEOLÓGICO DO CAPITAL E SEUS IMPACTOS NO CONTROLE SOCIAL DO SUS NO BRASIL

Auteurs

  • Aparecida Dantas de Almeida Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mots-clés :

Capital. Controle Social. SUS. Marxismo.

Résumé

O artigo se dispõe a realizar uma breve análise crítica sobre a intensificação da Proposta Neoliberal de reforma estrutural do Estado, condicionada à lógica do mercado capitalista, na qual o Brasil, neste contexto de transformações político-econômicas e constantes crises, vêm favorecendo a valorização e internacionalização do capital financeiro em detrimento do capital produtivo, o que acarreta a precarização das relações sociais de trabalho, um grave quadro de degradação social, a redução dos investimentos do Estado para com as Políticas Sociais, em especial o SUS, que, sob a lógica privatista do complexo ideológico do capital promove a desarticulação dos movimentos sociais, o recuo do aprendizado democrático e o enfraquecimento da participação da população nos espaços de controle social e o consequente aprofundamento das expressões da Questão Social

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Aparecida Dantas de Almeida Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestranda em Serviço Social pela UFRN.

Références

COUTINHO, Carlos Nelson. Dualidade de Poderes: Estado e revolução no pensamento marxista. In: __. Marxismo e política. São Paulo. Cortez. 1994.

BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no capitalismo tardio. São Paulo. Cortez. 1998.

_________, Elaine Rossetti. Brasil em contrarreforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2 ed. – São Paulo : Cortez, 2008.

BIDARRA, Zelimar Soares. Conselhos Gestores de políticas públicas: uma reflexão

sobre os desafios para a construção de espaços públicos. In: Revista Serviço Social e Sociedade, nº 88, Ano XXVI, São Paulo: Cortez, novembro de 2006. (p. 41-58)

CFESS/ABEPSS. Serviço Social: Direitos e Competências profissionais. – Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. 760 p (Publicação: Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. v. 1)

HARVEY, David. O Neoliberalismo: história e implicações. Tradução: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2008. (Cap. 1).

IANNI, Octávio. Classe e nação. Petrópolis:Vozes, 1986.

MÉSZÁROS, Istvan. Das crises cíclicas à crise estrutural, In: MÈSZÁROS,Istvan. Atualidade histórica da ofensiva socialista. Sâo Paulo: Boitempo, 2010.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista. O ornitorrinco. São Paulo. Boitempo Editorial. 2003.

SAES, Decio. Estado e Democracia: ensaios teóricos. 2 ed Campinas: UNICAMP, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1998.

SIMIONATTO, Ivete. A contribuição de Gramsci para análise do Estado. In: COSTA,

Lúcia Cortez da. Estado e Democracia: pluralidade de questões. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008.

Téléchargements

Publiée

2020-01-15

Comment citer

Dantas de Almeida Medeiros, A. (2020). O COMPLEXO IDEOLÓGICO DO CAPITAL E SEUS IMPACTOS NO CONTROLE SOCIAL DO SUS NO BRASIL. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(1), 297–313. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/371