O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ESPAÇO EDUCACIONAL

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO IFRN

Auteurs

  • Sheine Santos do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Geovana Reis Silva Barra Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mots-clés :

Exercício profissional; Serviço Social; Assistência Estudantil; IFRN

Résumé

O acesso e a permanência na educação têm se apresentado como um desafio na cena contemporânea, tendo em vista o contexto de transformações que atravessam a sociedade brasileira, redefinindo as condições de trabalho e de existência da classe trabalhadora. É em meio a esse contexto, definido pelo acirramento das expressões da questão social e pela retração de suas respostas, que se dá a inserção dos profissionais de Serviço Social no âmbito da política educacional. Partindo desse entendimento, o estudo aqui desenvolvido apresenta uma análise do exercício profissional do assistente social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, na particularidade do trabalho desenvolvido na assistência aos estudantes. A discussão realizada resulta de estudos teóricos e objetivou apresentar a contribuição desse profissional para a afirmação da educação enquanto um direito fundamental, possibilitando identificar que, ainda que imerso em um cotidiano marcado por desafios, tem contribuído para a concretização do acesso a partir da defesa da assistência estudantil como pressuposto indispensável à permanência.

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Biographie de l'auteur

Sheine Santos do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrado em Serviço Social pela UFRN

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Publiée

2020-01-15

Comment citer

Santos do Nascimento, S., & Reis Silva Barra, G. (2020). O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ESPAÇO EDUCACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO IFRN. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 2(1), 314–330. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/372