ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR ET FORMATION PROFESSIONNELLE AU TRAVAIL SOCIAL

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DOI :

10.46551/rssp.202118

Mots-clés :

Formação profissional; Serviço Social; Política de Educação.

Résumé

Este artigo teve o propósito de analisar a formação profissional e a política de educação superior no Brasil, com breves destaques para o contexto da pandemia provocada pelo COVD-19. Foi baseado em análises sobre a produção de conhecimento de dissertações e teses sobre formação profissional e política de educação, desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social das IES que integram o PROCAD/Amazônia (2018), assim como, de experiências vivenciada pelas autoras com o ERE. A luz da teoria marxista, os resultados apontam que tanto nas universidades públicas federais quanto nas privadas, devido ao sucateamento e a precarização do ensino superior, decorrentes das medidas ultraneoliberais expressas na restrição orçamentária para a política de educação superior e no contexto pandêmico, a formação em Serviço Social vem sendo ameaçada, tornando-se imperiosas as lutas coletivas para o acesso aos direitos da classe trabalhadora.  

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Bibliographies de l'auteur

Vera Lúcia Batista Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Assistente social graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará, Mestrado Em Serviço Social - Universidade Federal do Pará e doutorado em Sociologia do Trabalho - Université de Picardie Jules Vernes; Docente da faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará – UFPA e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PPGSS/UFPA; Coordenadora/Pesquisadora do grupo de pesquisa Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia – GEPTESA. https://orcid.org/0000-002-8146-5082 E-mail: Veragomesbelem@hotmail.com

Sara Daltro Tavares Paiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Assistente Social formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PPGSS/UFPA; Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisa Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia – GEPTESA. https://orcid.org/0000-0001-6294-3459 E-mail: sara.daltro223@gmail.com

Karina Camille Marques Cezar, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Assistente Social formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA e Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas em Serviço Social pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PPGSS/UFPA; Pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Política Social na Amazônia – GEPSS; https://orcid.org/0000-0002-6591-6189 E-mail karinamarquesas@hotmail.com

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Publiée

2021-07-24

Comment citer

Lúcia Batista Gomes, V. ., Daltro Tavares Paiva, S., & Camille Marques Cezar, K. . (2021). ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR ET FORMATION PROFESSIONNELLE AU TRAVAIL SOCIAL: Notes pour le débat. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 5(02), 34–56. https://doi.org/10.46551/rssp.202118

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