A CONCEPÇÃO DE MARX, ENGELS E GRAMSCI SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

Auteurs

  • Graziela Donizetti dos Reis UNESP/ Franca

Résumé

 Este ensaio teórico objetiva apresentar sucintamente as aproximações e divergências teóricas dos autores Marx, Engels e Gramsci sobre a relação entre o trabalho e a educação. Serão indicados apontamentos sobre as distintas perspectivas, visando salientar que a dimensão educativa sempre esteve atrelada ao processo formativo voltado para o processo de produção do sistema capitalista. Por isso, os autores evidenciam a necessidade de se pensar outra forma de educação, a qual propicie o desenvolvimento humano da classe trabalhadora e não o desenvolvimento do capital. O estudo embasa-se na pesquisa bibliográfica e utiliza o materialismo histórico dialético.

Palavras chave: Trabalho. Educação. Classe trabalhadora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

MARX, Karl; ENGELS, Friedririch. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política: Livro I. São Paulo: Nova Cultural, 1996. 2 vols.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política: Livro I. São Paulo: Nova Cultural, 1996
MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.
SAVIANI, Demerval. O choque teórico da politecnia. In: Trabalho,Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003.
ENGELS, Friedrich. Princípios Básicos do Comunismo. Lisboa: Editorial Avante. 2006.
ENGELS, Friedrich. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere – Os Intelectuais. O Princípio Educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

Téléchargements

Publiée

2020-04-03

Comment citer

Donizetti dos Reis, G. (2020). A CONCEPÇÃO DE MARX, ENGELS E GRAMSCI SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 3(2), 133–145. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/445