A DIMENSÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Auteurs

DOI :

10.46551/rssp.202227

Mots-clés :

Serviço Social; Dimensão investigativa; Formação profissional; Prática profissional.

Résumé

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo debater sobre a natureza da dimensão investigativa na formação profissional em Serviço Social, tanto no que se refere ao processo de produção de conhecimento como à prática profissional. Tendo em vista tal objetivo, analisaremos aspectos da dimensão investigativa nos processos relativos à intervenção profissional e à produção de conhecimento a fim de apreender suas particularidades e, a partir delas, avançar no debate acerca do lugar que esta dimensão ocupa no Serviço Social. Veremos que, no Serviço Social, a dimensão investigativa é uma dimensão estruturante e transversal, revelando-se uma importante mediação que articula teoria e prática. Porém, pela sua própria natureza, constatamos que a dimensão investigativa no Serviço Social é mais ampla do que sua mera redução à pesquisa científica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

MARIANA A ANDRADE A ANDRADE, Universidade Federal de Alagoas

Assistente social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. E-mail: mariana.andrade@fsso.ufal.br

Sergio Daniel Gianna, Universidade Federal de Alagoas

Assistente social. Graduação em Serviço Social pela Universidad Nacional de Córdoba. Mestrado em Serviço Social pela Universidad Nacional de La Plata. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires. Professor da Universidad Nacional de Luján – Argentina. Atualmente, atua como Professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas - Brasil. E-mail: sdgianna@gmail.com

Références

Referências bibliográficas

ABEPSS – Diretrizes Curriculares e pesquisa em Serviço Social. 8 de novembro de 1996. Disponível em: <https://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210.pdf> Acesso em: 28/04/2022.

ANDRADE, M. Por que em tempos de expansão do irracionalismo a ontologia materialista histórico-dialética é tão necessária? (Mimeo).

GIANNA. S. D. Decadência ideológica do pensamento burguês: a crítica ontológica de Lukács ao agnosticismo e ao irracionalismo. (No prelo)

GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

IAMAMOTO, M. V. e Carvalho, R. de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 16 ed. São Paulo: Cortez; [Lima, Peru]: CELATS, 2004.

IAMAMOTO, M. V. Renovação e conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 3. ed. São Paulo, Cortez, 1995.

_______________. O Serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LUKÁCS, G. Existencialismo ou marxismo? Apresentação e tradução, José Carlos Bruni. São Paulo: Editora Senzala, 1967.

_________. Prolegômenos para a ontologia do ser social. Traduzido por Sergio Lessa e revisado por Mariana Andrade. Volume 13. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.

_________. Como a Alemanha se tornou o centro da ideologia reacionária? Tradução Mariana Andrade. Maceió: Coletivo Veredas, 2021.

MONTAÑO, C. A natureza do serviço social: Um ensaio sobre sua gênese, a “especificidade” e sua reprodução. São Paulo: Cortez, 1998.

___________. Presentación: El debate metodológico de los ’80/’90. El enfoque ontológico versus el abordaje epistemológico. In: Metodología y Servicio Social. Hoy en Debate. VV.AA. São Paulo, Cortez, 2000.

NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 3. ed. ampliada. São Paulo: Cortez, 2001.

_________. Introdução ao método na teoria social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

Téléchargements

Publiée

2022-08-25

Comment citer

A ANDRADE, M. A. A., & Gianna, S. D. (2022). A DIMENSÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL . Revista Serviço Social Em Perspectiva, 6(2), 179–194. https://doi.org/10.46551/rssp.202227