SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS
Mots-clés :
Serviço Social, Movimentos Sociais, Estado da arteRésumé
O presente artigo busca apresentar algumas reflexões acerca do processo social e histórico que possibilitou a aproximação do Serviço Social com os movimentos sociais, bem como indicar o estado da arte que tematiza acerca desta questão. Acreditamos que a produção acadêmica atual nos oferece importantes pistas para compreendermos como esta dimensão de nosso exercício profissional está ocorrendo, quais as lacunas e possibilidades de avanço no que concerne esta temática. Tal interlocução cumpriu um importante papel para a construção e avanço da perspectiva crítica na categoria profissional, contudo, acreditamos que há ainda uma lacuna no debate e na intervenção profissional em decorrência do crescente distanciamento entre os sujeitos em questão. Tal fato torna-se mais notável quando se constata que o debate sobre a intervenção junto aos movimentos sociais, bem como sobre as estratégias de mobilização e organização da classe trabalhadora são as áreas de menor investigação teórica e empírica da profissão.
Téléchargements
Références
ANTUNES, Ricardo. As lutas sociais e o socialismo na América Latina no século XXI. In. GALVÃO, Andréia; AMORIM, Elaine;
SOUZA, Júlia Gomes e; GALASTRI, Leandro. (Orgs.). Capitalismo: crises e resistências. 1 ed. São Paulo. Outras Expressões, 2012.
CFESS. Código de Ética do/a Assistente Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em 16/10/2014.
CFESS. Lei 8662/1993. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em 16/10/2014.
DURIGUETTO, Maria Lúcia. Movimentos Sociais e Serviço Social no Brasil pós-anos 1990: desafios e perspectivas. IN: ABRAMIDES, Maria Beatriz; DURIGUETTO, Maria Lúcia (Orgs.). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo, Cortez, 2014.
GALVÃO, Andréia. Ideologia e política nos movimentos sociais da América Latina. Disponível em: < http://www.aacademica.com/000-062/1628.pdf > Acesso em 20/09/2015.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf. Acesso em 15/07/2015.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5 ed. São Paulo. Cortez, 2001.
______; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 25 Ed. São Paulo: Cortez; [Lima, Peru]: CELATS, 2008.
______. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 6 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
______. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: Ensaios críticos. 12 Ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MARQUES, Morena Gomes. A relação do Serviço Social com os Movimentos Sociais na contemporaneidade. ENPESS, 12, Anais 2010, Rio de Janeiro, ABEPSS. [CD-ROM].
MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. 3 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social. Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
OLIVEIRA, Priscila de Souza. A interlocução do Serviço Social com os movimentos sociais no Brasil: uma análise a partir da produção teórica com enfoque no trabalho profissional. 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Franca, 2010.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. “As dimensões da prática profissional do Serviço Socila”. In: Libertas. V.2, n. 2 jul/dez/2002 – v.3, n.1 e n.2 jan/dez/2003. Juiz de Fora. UFJF, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Serviço Social em Perspectiva 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.