GESTÃO PARADOXAL E AS VIOLÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO TRAVESTIDAS DE ASSÉDIOS NA UNIVERSIDADE
DOI :
10.46551/rssp202424Mots-clés :
Assédios. Saúde mental. Universidades. Neoliberalismo.Résumé
O objetivo deste ensaio é promover reflexões críticas sobre a gestão paradoxal e as violências do sistema político-econômico neoliberal globalizante travestidas de assédios na universidade e como essas configurações impactam, principalmente, a saúde psíquica (mental), dos sujeitos que constituem o contexto acadêmico. A partir do método de leitura científica, foram evidenciadas críticas e reflexões sobre o desencadeamento das violências do sistema político-econômico neoliberal globalizante, que forjam modelos de gestão paradoxais e se revelam em forma de assédios, ressaltando práticas vexatórias e adoecedoras no contexto acadêmico. Contexto este que adota o discurso da iniciativa privada, mercantilizando as práticas de ensino, pesquisa e extensão no ensino superior, impactando negativamente nos processos de subjetivação, nas dimensões políticas e de direitos, na dignidade e saúde mental que constituem as dinâmicas e agentes do trabalho acadêmico. Conclui-se que há a necessidade de estudos e práticas acompanharem a complexidade que constitui o trabalho acadêmico (e todos os seus agentes), atravessado por gestão paradoxal e marcado por violências travestidas de assédios, advindos da lógica do sistema capitalista, e avançarem em prol de mais dignidade e saúde na universidade.
Téléchargements
Références
Alarcon, A. de C. R. S.; Guimarães, L. A. M. Prevalência de transtornos mentais em trabalhadores de uma universidade. Revista Sul Americana de Psicologia, v. 4, n. 1, p. 46-68, 2016. https://encurtador.com.br/ckAGI Acesso em: 02 fev. 2024
Andifes. V. Pesquisa nacional de perfil socioeconômico dos(as) graduandos(as) das IFES 2018. Brasília, DF: Andifes, 2019.
Almeida, A. et al. O Estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 41, p. 944-959, 2021. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3585 Acesso em: 04 mar. 2024
Almeida Filho, N. A universidade brasileira num contexto globalizado de mercantilização do ensino superior: colleges vs. Vikings. Revista Lusófona de Educação, v. 32, n. 32, p. 11-30 2016. https://encurtador.com.br/agh49 Acesso em: 21 fev. 2024
Alves, G. Trabalho, subjetividade e capitalismo manipulatório: o novo metabolismo social do trabalho e a precarização do homem que trabalha. Estudos do Trabalho, v. 5, n. 8, p. 1-31, 2011. https://encurtador.com.br/foKY4 Acesso em: 18 mar. 2024
Antúnez, A. E. A. et al. Rodas de conversa na universidade pública durante a pandemia covid-19: educação e saúde mental. Construção psicopedagógica, v. 30, n. 31, p. 6-18, 2021. https://encurtador.com.br/cABFS Acesso em: 19 mar. 2024
Anversa, A. C. et al. Qualidade de vida e do cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional , v. 26, n. 3, p. 626-631, 2018. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1185 Acesso em: 29 mar. 2024
Ariño, D. O.; Bardagi, M. P. Relação entre fatores acadêmicos e a saúde mental de estudantes universitários. Revista psicologia em pesquisa, v. 12, n. 3, 2018. https://encurtador.com.br/cmpt1 Acesso em: 04 mar. 2024
Azevedo, R. A. et al. Pelos caminhos da assistência estudantil: pensando saúde mental do estudante na UERJ. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, p. 36-47, 2021.
https://shre.ink/8ztS Acesso em: 23 mar. 2024
Bechi, D. Mercantilização do ensino superior: os desafios da universidade diante do atual cenário educacional. Acta Scientiarum. Education, v. 33, n. 01, p. 139-147, 2011.
https://shre.ink/8ztx Acesso em: 17 mar. 2024
Borsoi, I. C. F. Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de ensino superior. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 81-100, 2012. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v15i1p81-100 Acesso em: 10 fev. 2024
Bourdieu, P. Homo Academicus. Florianópolis: UFSC, 2011. https://shre.ink/8zt8 Acesso em: 22 fev. 2024
Campos, T.; Véras, R. M.; Araújo, T. M. de. Trabalho docente em universidades públicas brasileiras e adoecimento mental: uma revisão bibliográfica. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-19, 2020. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15193 Acesso em: 11 mar. 2024
Dejours, C. Le masculin entre sexualité et société. Adolescence (Paris), v. 6, n. 1, p. 89-116, 1988.
Dias, C. A.; Siqueira, M. V. S.; Medeiros, B. N. Tédio e trabalho nas organizações: do mal-estar à ressignificação. Subjetividades, v. 19, n. 2, p. 1-13, 2019. http://hdl.handle.net/1843/41747 Acesso em: 12 fev. 2024
Ferreira, D. M. Homo Academicus: crise identitária e prática científica. Signótica, v. 24, n. 2, p. 287-303, 2012. https://doi.org/10.5216/sig.v24i2.17078 Acesso em: 15 mar. 2024
Fleck, A. O que é o neoliberalismo? Isto existe?. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), v. 29, n. 59, p. 248-269, 2022. https://doi.org/10.21680/1983-2109.2022v29n59ID29014 Acesso em: 12 fev. 2024
Gaulejac, V. ANGP: a nova gestão paradoxal. In: Bendassolli, P. F.; Soboll, L. A. P. (orgs.). Clínicas do trabalho. Belo Horizonte: Artesã, 2021.
Gaulejac, V. Vivre dans une société paradoxante. Nouvelle revue de psychosociologie, v. 2, n. 24, p. 27-40, 2017. https://shre.ink/8ztW Acesso em: 27 fev. 2024
Gaulejac, V. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. São Paulo: Idéias e Letras, 2007. https://doi.org/10.1590/S0303-76572012000200010 Acesso em: 19 fev. 2024
Goldstein, T. S.; Mosqueira, S. M.; Demouliere, I. G. Vida universitária e saúde
mental: A produção coletiva de cuidados na contramão da medicalização do sofrimento. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 11, n. 3, 2022. https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42147 Acesso em: 06 mar. 2024
Gomes-Souza, R.; Heckmann, M. I. A. Moral harassment psychosocial support as prevention of illness and promotion of mental health. Revista Caderno Pedagógico, v. 20, n. 1, p. 437-452, 2023. Acesso em: 14 mar. 2024
Gomes-Souza, R.; Tramontano, M. C. Subjetivação e riscos psicossociais da uberização do trabalho nas dinâmicas territoriais. Cadernos Metrópole, v. 26, p. 143-167, 2023. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-5907 Acesso em: 14 mar. 2024
Gonçalves, R.; Ambar, G. A questão racial, a universidade e a (in) consciência negra. Lutas Sociais, v. 19, n. 34, p. 202-213, 2015. https://shre.ink/8ztc Acesso em: 19 fev. 2024
Goulart, D. M. A perspectiva da subjetividade em saúde mental: estratégias, avanços e desafios. Universidade Federal do Tocantins. UFT. Diálogos sobre saúde mental na universidade, 2019.
Guimarães Junior, S. D.; Ferreira, J. B. O. Sujeito em terceiro plano: uma reflexão crítica acerca da articulação entre a dinâmica da terceirização e processos de subjetivação. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 18, n. 2, p. 381-389, 2018. http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2018.2.14177 Acesso em:26 fev. 2024
Leão, T. M.; Ianni, A. M. Z.; Goto, C. S. Individualização e sofrimento psíquico na universidade: entre a clínica e a empresa de si. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 9, p. 131-143, 2019a. https://shre.ink/8ztl Acesso em: 20 mar. 2024
Leão, T. M.; Ianni, A. M. Z.; Goto, C. S. Sofrimento psíquico e Universidade em tempos de crise estrutural. Em Pauta: Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 44, v. 17, p. 50-64, 2019b. https://doi.org/10.12957/rep.2019.45212 Acesso em: 20 mar. 2024
Lemos, D. Trabalho docente nas universidades federais: tensões e contradições. Caderno CRH, Salvador, v. 24, n. 1, p. 103-118, 2011. https://doi.org/10.1590/S0103-49792011000400008 Acesso em: 05 mar. 204
Macêdo, S. V.; Amorim, J. L.; De Souza, M. P. G. Impasses e desafios na condução de pesquisas fenomenológicas sobre distanciamento social, ensino remoto emergencial e saúde mental em universidades públicas nordestinas. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 12, n. 28, p. 696-727, 2022. https://shre.ink/8zt1 Acesso em: 19 fev. 2024
Machado, P. R. P. Saúde mental dos estudantes universitários: os programas de assistência psicológica da Universidade Federal Fluminense. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, p. 1-59, 2022. https://shre.ink/8zSP Acesso em: 15 mar. 2024
Manduca, A. P. R.; Oliveira Borges, L. Universidades públicas: dissertações e teses sobre assédio moral no trabalho. Revista Laborativa, v. 12, n. 1, p. 105-125, 2023. https://shre.ink/8zS4 Acesso em: 15 mar. 2024
Marques, J. G.; Moura, D. L.; Soares, A. J. G. O produtivismo na produção acadêmica nos periódicos das ciências humanas e sociais. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 15, n. 37, p. 7-28, 2023. https://shre.ink/8zS0 Acesso em: 28 mar. 2024
Monteiro, L. B. et al. Quotidiano do profissional que vivencia o sofrimento por assédio moral e a sua relação com os diagnósticos de enfermagem. 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7468 Acesso em: 06 mar. 2024
Nunes, T. S. et al. Assédio moral contra servidores universitários: a realidade de uma Universidade Federal Brasileira. El presente del futuro del trabajo II, p. 325-331, 2017. https://shre.ink/8zSw Acesso em: 25 fev. 2024
Nunes, T. S.; Rosa Tolfo, S. da; Espinosa, L. M. C. A percepção de servidores universitários sobre as políticas, ações e discursos institucionais sobre o assédio moral no trabalho. Revista Organizações em Contexto, v. 15, n. 29, p. 191-222, 2019. https://shre.ink/8zSE Acesso em: 25 fev. 2024
Nunes, T. S.; Rosa Tolfo, S. da; Espinosa, L. M. C. Percepção sobre assédio moral para servidores universitários: da prática hostil a consequência da violência. Psicologia Argumento, v. 40, n. 108, 2022. https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO11 Acesso em: 02 fev. 2024
Nunes, T. S.; Torga, E. M. M. F. Assédio moral na pós-graduação: As consequências vivenciadas por docentes e discentes de uma Universidade Estadual brasileira. Education Policy Analysis Archives, v. 28, n. 11, p. 1-27, 2020. https://doi.org/10.14507/epaa.28.4883 Acesso em: 25 fev. 2024
Oliveira, E. N. et al. “Não vou nada bem”: saúde mental de estudantes universitários no contexto da COVID-19. Gestão e Desenvolvimento, n. 30, p. 113-135, 2022. https://shre.ink/8zSy Acesso em: 02 fev. 2024
Oliveira, R. M. de; Rosa, C. M.; Nascimento, A. C. P. do. Os grupos psicoterapêuticos como ferramenta para a redução do sofrimento psíquico nas universidades. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 9, p. 144-156, 2019. https://shre.ink/8zSi Acesso em: 06 fev. 2024
Pereira, H. P.; Santos, F. V.; Manenti, M. A. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020.
Perez, K. V.; Brun, L. G.; Rodrigues, C. M. L. Saúde mental no contexto universitário: desafios e práticas. Trabalho (En) Cena, v. 4, n. 2, p. 357-365, 2019. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P357 Acesso em: 07 fev. 2024
Pooli, A. M.; Monteiro, J. K. Assédio moral no judiciário: prevalência e repercussões na saúde dos trabalhadores. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 2, pág. 346-353, 2018. https://shre.ink/8zSL Acesso em: 06 mar. 2024
Rodrigues, C. M. L.; Perez, K. V.; Brun, L. G. Pesquisa e intervenção no ensino superior: considerações a partir do “dossiê saúde mental e adoecimento nas IES”. Trabalho (En) Cena, v. 5, n. 1, p. 136-145, 2020. https://shre.ink/8zSo Acesso em: 15 fev. 2024
Rosário, C. A.; Baptista, T. W. F.; Matta, G. C. Sentidos da universalidade na VIII Conferência Nacional de Saúde: entre o conceito ampliado de saúde e a ampliação do acesso a serviços de saúde. Saúde em debate, v. 44, p. 17-31, 2020. https://doi.org/10.1590/0103-1104202012401 Acesso em: 09 fev. 2024
Santos, E. L. et al. Condições de trabalho e transtornos mentais comuns em servidores técnico-administrativos da universidade estadual de Feira de Santana na pandemia do Covid-19. Cenas Educacionais, v. 6, p. 1-11, 2023. https://shre.ink/8zSe Acesso em: 27 mar. 2024
Silva, M. V. M.; Azevedo, A. K. S. Um olhar sobre o Suicídio: vivências e experiências de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 7, n. 3, p. 390-401, 2018. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1908 Acesso em: 13 fev. 2024
Silva, R. da; Bervian, P. A.; Cervo, A. L. Metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 2007.
Silva Bernardes, L. V. da; Rosa, C. M. Saúde mental na universidade: reflexões sobre
o contexto atual e suas implicações no campo da subjetividade dos jovens universitários. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 59, p. 219-230, 2021. https://shre.ink/8zSs Acesso em: 27 mar. 2024
Silva, A. F. da et al. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, p. 1-4, 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300216 Acesso em: 05 fev. 2024
Silva, Q. E. F. Assédio moral na universidade: impactos do gerencialismo no trabalho e saúde mental docente. Corumbá-MS, 2023. https://shre.ink/8zSQ Acesso em: 02 fev. 2024
Siqueira, M. V. S; Mendes, A. M. Gestão de pessoas no setor público e a reprodução do discurso do setor privado. Revista do Serviço Público, v. 60, n. 3, p. 241-250, 2009. https://doi.org/10.21874/rsp.v60i3.25 Acesso em: 26 fev. 2024
Soboll, L. A. P. Assédio moral/organizacional: uma análise da organização do trabalho. Casa do Psicólogo, 2008.
Sunde, R. M. et al. Fatores de risco associados ao Suicídio em universitários: uma revisão de escopo. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 22, n. 2, p. 832-852, 2022. https://shre.ink/8zoY Acesso em: 26 fev. 2024
Tostes, M. V. et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em Debate, v. 42, p. 87-99, 2018. https://doi.org/10.1590/0103-1104201811607 Acesso em: 01/03/2024
Trindade, R. A. et al. Psicodinâmica do Trabalho de Terceirizados em uma Universidade Pública. Trabalho (En) Cena, v. 6, p. 1-26, 2021. https://shre.ink/8zoO Acesso em: 27 fev. 2024
Tundis, A. G. O.; Monteiro, J. K. Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública. Psicologia da Educação, n. 46, p. 1-10, 2018. https://shre.ink/8zoV Acesso em: 02 fev. 2024
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Serviço Social em Perspectiva 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.