O NEGACIONISMO HISTÓRICO E A ESTEREOTIPAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE PROTAGONISTAS NÃO BRANCOS/AS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA BRASILEIRA EXPRESSADO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO LITERÁRIO

Auteurs

  • Thamirys Vitória Lino de Oliveira
  • Maria Fernanda Aguiar Fonseca

Mots-clés :

Educação inclusiva, Étnico-racial, Etnocentrismo, Estereótipos, Serviço Social

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALENCAR, José de. Iracema. 24. ed. São Paulo: Ática, 1991. (Bom Livro)

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a

obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 05 de abr. 2024

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, 2013. (p. 14) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448- diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 06 abr. 2024

CALEGARI, L. C.; MOREIRA, F. M. Processos de (des)legitimação do cânone: o negro na história da literatura brasileira. In: Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões. v. 6 n. 2 (2016): Revisões do cânone, 02 out. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.36113/litterata.v6i2.1394 Acesso em: 02 dez. 2023

CFESS, Código de Ética Profissional da/o Assistente Social. Princípios Fundamentais. 1993

DURIGUETTO, Maria Lúcia; DEMIER, Felipe. Democracia blindada, contrarreformas e luta de classes no Brasil contemporâneo. In: Argumentum, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 8–19, 2017. DOI: 10.18315/argum.v9i2.17066. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/17066. Acesso em: 01 abr. 2024.

GIL, C. Z. de V.; MEINERZ, C. B. Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais: possibilidades para a decolonização dos saberes. Horizontes, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 19–34, 2017. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/436.

Acesso em: 24 nov. 2023.

GUIMARÃES, Bernardo de. A escrava Isaura. São Paulo: Ática, 1999. (p. 12)

LÉVI-STRAUSS, C. Raça e história. Lisboa: Presença, 1980. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2844023/mod_resource/content/1/L%C3%89VISTRAUSS%2C%20Claude_Ra%C3%A7a%20e%20hist%C3%B3ria.pdf . Acesso em: 20 ago. 2023

MORELLI, J. R. P. Fragmentos do cotidiano em uma sociedade escravista - Resistência,acomodação, solidariedade e conflitos como estratégias de sobrevivência. In: Escravos E Crimes - Fragmentos Do Cotidiano: Montes Claros De Formigas No Século XIX. Dissertação

de Mestrado (Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2002. p. 102-155. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livroonline-30090/escravos-e-crimes---fragmentos-do-contidiano-em-montes-claros-deformigas-

no-seculo-xix. Acesso em: 20 set. 2023

ROCHA, Everardo Pereira Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 5-10. Disponivel em: https://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2010/10/colec3a7c3a3o-primeirospassos-o-que-c3a9-etnocentrismo.pdf Acesso em: 08 set. 2023

ROCHA, S.C.; ARAGÃO, A. L. Direitos culturais no Brasil e uma breve análise do programa Cultura Viva. In: Artigos do II Seminário Internacional de Políticas Culturais, Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa. Disponivel em: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/palestras/Politicas_Culturais/II_Seminario_Internacional/FCRB_SophiaCardosoRocha_e_outro_Direitos_culturais_no_Brasil_e_uma_breve_analise_do_Programa_Cultura_Viva.pdf . Acesso em 01 dez. 2023

ZANCAN, M. R. K. A literatura canônica e a voz do indígena. In: Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões. v. 6 n. 2 (2016): Revisões do cânone, 02 out. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.36113/litterata.v6i2.1395 Acesso em: 27 nov. 2023

Téléchargements

Publiée

2024-08-16

Comment citer

Oliveira, T. V. L. de, & Fonseca, M. F. A. (2024). O NEGACIONISMO HISTÓRICO E A ESTEREOTIPAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE PROTAGONISTAS NÃO BRANCOS/AS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA BRASILEIRA EXPRESSADO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO LITERÁRIO. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 8(Especial), 635–647. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/8028

Numéro

Rubrique

Comunicação Oral - Gênero, Raça, Etnia e Geração