MOVIMENTO ESTUDANTIL DE SERVIÇO SOCIAL E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Mots-clés :
Serviço Social;, Movimento Estudantil, Formação Profissional, Projeto Ético-PolíticoRésumé
Este trabalho versa sobre o compromisso do Movimento Estudantil de Serviço Social/MESS com o Projeto Ético-Político na Formação Profissional, cujo objetivo geral foi conhecer o que os/as estudantes das gestões da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social/ABEPSS e da Executiva de Estudantes de Serviço Social/ENESSO (2015/2016) pensam acerca do MESS e a importância deste como organização política da categoria e para consolidação do Projeto Ético-Político profissional. Os objetivos específicos se constituíram em historicizar o MESS no Brasil, conhecer as lutas e conquistas da categoria profissional que envolveram o MESS, estudar a dimensão ética, política e organizativa da categoria de Serviço Social, significar o MESS na formação profissional e sua relação com o Projeto Ético-Político profissional. Historicamente, o MESS se estabelece enquanto um lócus de formação teórica e política de quadros não só no âmbito estudantil, mas contribui com a formação de grande parte das futuras gerações que comporão as demais entidades da categoria (CFESS/CRESS e ABEPSS) e isso tem relação direta com a manutenção da direção social da profissão. Nesse sentido, se debruçar a estudar, construir e fortalecer o MESS, sobretudo num cenário tão adverso, significa fortalecer o Serviço Social brasileiro na perspectiva de intenção de ruptura. O ensejo em se realizar tal pesquisa, parte da construção do pesquisador durante seu processo de formação: organizado em âmbito local no Centro Acadêmico de Serviço Social XV de Maio da UFTM, durante a gestão “TransFormAção” (2014/2015); e em âmbito nacional na condição de representante discente de graduação da ABEPSS, gestão “Ousadia e Sonhos em Tempos de Resistência”, biênio 2015/2016. A experiência na militância estudantil trouxe demanda por mais estudos e conhecimentos acerca do MESS. Objetivamos, com este trabalho, contribuir com reflexões acerca da importância da organização estudantil para o fortalecimento ético e político da profissão. Pautamos-nos no materialismo histórico dialético por entendermos que este referencial teórico é o único que nos possibilita a análise da totalidade social, bem como se constitui enquanto sustentáculo teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo para a efetivação e legitimação do Serviço Social na sociedade brasileira, sobremaneira após a década de 1980. Utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e de campo, por entender que o método adotado recusa o distanciamento do/a pesquisador/a com o objeto pesquisado. No processo de pesquisa de campo realizamos o levantamento de dados via questionário, através de formulário online, haja vista que os/as participantes da pesquisa estão localizados/as em diversas regiões do país. Ademais, trabalhamos com análise de dados quantitativos e qualitativos, entendendo que ambas se complementam e possibilitam uma apreensão na perspectiva de totalidade do objeto pesquisado. Num todo, as falas dos/as participantes da pesquisa estão localizados/as em diversas regiões do país. Ademais, trabalhamos com análise de dados quantitativos e qualitativos, entendendo que ambas se complementam e possibilitam uma apreensão na perspectiva de totalidade do objeto pesquisado. Num todo, as falas dos/as estudantes participantes da pesquisa, tonificam a perspectiva do MESS enquanto fundamental para o robustecimento da categoria profissional, nos marcos do Projeto Ético-Político do Serviço Social.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Serviço Social em Perspectiva 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.