ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E VIOLÊNCIA
O MODUS OPERANDI NOS PAÍSES DEPENDENTES
DOI:
10.46551/rssp202420Palavras-chave:
capitalismo dependente, Estado, Violência, superexploração, forças armadasResumo
O presente artigo objetiva demonstrar como o Estado, em sua relação umbilical com o capital, busca garantir a reprodução e acumulação capitalistas a partir da violência. Utiliza-se do método materialista-histórico-dialético marxiano e das contribuições da teoria marxista da dependência para tal análise, o que permitiu sucessivos processos de aproximação e distanciamento com o objeto em diferentes níveis de abstração. Com esses processos foi possível apreender que o Estado, enquanto detentor do monopólio da violência, utiliza-se dela em seus aspectos econômico e extraeconômicos para cumprir sua função primordial, a saber, garantir e defender as condições necessárias para a reprodução do capital. Para cumprir tal função, o Estado cria um modos operandi particular nos países dependentes que garante não somente a superexploração da força de trabalho (através da reprodução atrofiada da força de trabalho), como também a sujeição da classe trabalhadora aos projetos de dominação, ao armamentismo e à militarização da vida.
Downloads
Referências
CAMPOS, Gustavo de Aguiar; OLIVEIRA, Isabel Fernandes de. Acumulação como violência, violência como acumulação: o Estado e o capitalismo dependente. Revista Katalysis, v. 26, n. 3, set-dez, p. 386-395, 2023. ISSN 1982-0259.
FIDELIS, Thays. A lei geral da acumulação capitalista e sua particularidade em condições de dependência latino-americana In: NASCIMENTO, Adriano; FIDELIS, Thays; NUNES, Elaine (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020.
_____________. A reprodução da força de trabalho em Marx: a normalidade nos países centrais e a anormalidade nos países periféricos In: Seminário O capital em debate: fetichismo da mercadoria e teoria do valor-trabalho em Marx. Transmissão em 20 de outubro de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9PFm0w-vDTk&t=4s>.
FIDELIS, Thays; KURI, Georgette Ramírez. A relação entre Capital e Estado: contribuições ao debate sobre o Estado latino-americano In: SILVA, Everton Melo da; BIZERRA, Fernando de Araújo (org.). Estado e dominação de classe: expressões contemporâneas. Goiânia-GO: Editora Phillos Academy, 2023.
IANNI, Octavio. A ditadura do grande capital. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 2 edição. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
___________. O capital. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/marx-e-engels/o-capital-livro-1.pdf
MARINI, Ruy Mauro. Estado y crisis en Brasil. Cuadernos Políticos, México, Editorial Era, n. 13, p. 76-84, julio-septiembre, 1977.
_________________. El Estado de contrainsurgencia. Cuadernos Políticos, México, Editorial Era, n. 18, p. 21-29, octubre-diciembre, 1978 (online).
_________________. La cuestión del Estado en las luchas de clases en América Latina. Serie Avances de Investigación, México, Centro de Estudios Latinoamericanos, n. 44, 1980.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2011. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sergio Lessa.
PANIAGO, Maria Cristina Soares. Mészáros e a incontrolabilidade do Capital. 2 edição. São Paulo: Instituto Lukács, 2012a.
PANIAGO, Maria Cristina Soares (org.). Marx, Mészáros e o Estado. São Paulo: Instituto Lukács, 2012b.
SANTOS, Theotônio dos. Democracia e socialismo no capitalismo dependente. Editora vozes: Petrópolis, 1991.
VALENCIA, Adrián Sotelo. Subimperialismo e dependência na América latina: o pensamento de Ruy Mauro Marini. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
VARAS, Augusto. Estado y fuerzas armadas em América Latina: economía y político de la militarización y el armamentismo. Iztapalapa Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, Ciudad de México, n. 10-11, p. 187-205, enero-diciembre, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Serviço Social em Perspectiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.