Relação entre a síndrome de Burnout e a prática docente médica

Autores

  • Arlindo Gonzaga Branco Junior Centro Universitário São Lucas - UNISL
  • Cafiterine dos Santos Cavalcante Centro Universitário São Lucas - UNISL
  • Claudino Sérgio de Alencar Ribeiro Filho Centro Universitário São Lucas - UNISL
  • Camila Maciel de Sousa Centro Universitário São Lucas - UNISL

Palavras-chave:

síndrome de burnout; prática docente; ensino médico.

Resumo

Burnout é uma reação à tensão emocional crônica por uma carga de trabalho excessiva, ou seja, é a resposta a um estado prolongado de estresse, provocado quando os métodos de enfrentamento falharam ou foram insuficientes tendo, portanto, o carácter sempre negativo. Sabendo disso, o objetivo desse estudo é avaliar a relação entre a síndrome de Burnout e a prática docente no ensino médico na instituição Faculdade São Lucas, Porto Velho – RO, Brasil, utilizando como método o questionário elaborado e adaptado por ChaficJbeili, inspirado no MaslachBurnoutInventory – MBI. Nos resultados obtidos observamos que 13 professores (52%) estão passiveis de desenvolver a síndrome, 11 (44%) se encontram na fase inicial da síndrome e 1 (4%) já esta na fase considerável da burnout. Em concordância a isso, o diagnóstico precoce é fundamental para medida terapêutica, bem como medidas preventivas.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

GONZAGA BRANCO JUNIOR, A.; DOS SANTOS CAVALCANTE, C.; SÉRGIO DE ALENCAR RIBEIRO FILHO, C.; MACIEL DE SOUSA, C. . Relação entre a síndrome de Burnout e a prática docente médica. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 126–136, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/1187. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais