Educação em Saúde:
Concepções e práticas de cirurgiões dentistas da estratégia de saúde da família
Palavras-chave:
Capacitação de Recursos Humanos; Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Recursos Humanos.Resumo
Objetivo: Analisar o conceito e as práticas de educação em saúde de cirurgiões-dentistas que
atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Metodologia: Pesquisa do tipo descritivo com abordagem
quali-quantitativa. A população-alvo constou de cirurgiões-dentistas inseridos na ESF de cidades de Santa
Catarina e do Rio Grande do Sul (Brasil). A coleta de dados foi efetuada através de entrevista estruturada.
As entrevistas foram gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. O roteiro da entrevista constou de
duas partes: a primeira para caracterização da amostra e a segunda para investigar a concepção e a prática de
educação em saúde. A análise dos dados ocorreu com base nos princípios da pesquisa qualitativa, mediante
organização de categorias conceptuais.Resultados: Para o conceito de educação em saúde, a categoria
EnfoquePromoção da Saúde foi a mais frequente, com 59% das evocações; a frequência da categoria
Enfoque Higienista foi de 41%. Com relação às práticas educativas desenvolvidas pelos cirurgiõesdentistas, as Práticas Tradicionais foram as mais citadas (93%) e a categoria Práticas Inovadoras obteve
7%. Conclusão: No que se refere à conceptualização de educação em saúde, houve o predomínio das
evocações relacionadas ao paradigma de Promoção da Saúde, no entanto, as práticas revelam-se como
ações tradicionais, focalizadas nas normas de higiene. É fundamental criar espaços para discussão com estes
profissionais com o objetivo de se buscar consistência conceitual aliada à efetivação de práticas educativas
que atendam às reais necessidades do modelo de atenção à saúde definido pelos pressupostos do Sistema
Único de Saúde.
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