Construção de Modelos Embriológicos com Massa de Modelar: uma nova ferramenta de ensino

Autores

  • Fernanda Alves Maia Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Maria Tereza Carvalho Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria Rachel Alves Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Maria Thereza Gomes Caldeira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Maria Thereza Gomes Caldeira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Ana Cecília Oliveira Veloso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Edrei Maia Soares Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Zeniclayton Lafetá Almeida Lima Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Nair Amélia Prates Barreto Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palavras-chave:

Educação médica; Materiais de ensino; Desenvolvimento humano; Embriologia; Aprendizagem baseada em problemas.

Resumo

O estudo da Embriologia Humana é complexo e requer a utilização de novas
metodologias para contribuir com a qualidade das aulas. Objetivo: Propor uma aula prática de embriologia
humana e avaliá-la como uma nova ferramenta de ensino-aprendizagem. Metodologia: Realizou-se aula
com massa de modelar com posterior avaliação da eficácia de ensino. Resultados: A maioria dos estudantes
afirmou que o dobramento embrionário e a formação do disco trilaminar foram os conteúdos da aula que
mais ajudou na aprendizagem. Em relação aos pontos positivos, 49% dos estudantes destacaram o fato da
aula melhorar a visualização do conteúdo estudado. Conclusão: A construção dos modelos embriológicos
com massa de modelar consistiu em uma importante ferramenta no processo ensino/aprendizagem.

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Acesso em: 07 Abr. 2013.

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Publicado

2020-12-06

Como Citar

ALVES MAIA, F. .; CARVALHO ALMEIDA, M. T. .; RACHEL ALVES, M. .; GOMES CALDEIRA, M. T. .; GOMES CALDEIRA, M. T. .; OLIVEIRA VELOSO, A. C. .; MAIA SOARES, E. .; LAFETÁ ALMEIDA LIMA, Z. .; PRATES BARRETO, N. A. . Construção de Modelos Embriológicos com Massa de Modelar: uma nova ferramenta de ensino. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 02–14, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/1819. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

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