BULLYING: REVISÃO SISTEMATIZADA ACERCA DA VITIMIZAÇÃO, AGRESSÃO E AÇÕES PREVENTIVAS

Autores

  • Emanuella de Castro Marcolino Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Cícera Renata Diniz Vieira Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Alessandro Leite Cavalcanti Pós-Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Bullying. Vitimização. Agressão. Prevenção.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a ocorrência de vitimização e agressão por meio do bullying
e as recomendações de intervenção no combate a essa problemática, inferidas pelas pesquisas empíricas
concluídas. Trata-se de uma revisão sistematizada de literatura com busca realizada nas bases de dados
LILACS e Pubmed, por meio das combinações de descritores, “bullying” e “estudantes”, “bullying” e
“schools” tendo como limites de busca publicações no formato de artigos científicos disponíveis em texto
completo com livre acesso, escritos em língua inglesa, espanhola e portuguesa, publicados a partir do ano
de 2008 até maio de 2013. A maioria dos estudos exibiu dados de ocorrência de vítimas e agressores de
bullying entre 10 e 30% e foram desenvolvidos em diversos países, sugerindo recomendações de combate
ao bullying, quase na totalidade, com base em adoção de medidas preventivas voltadas aos escolares,
familiares, profissionais, integrando escola com setores sociais e de saúde. A literatura científica revelou
ainda o bullying como componente do cenário escolar no qual os meninos mais novos são os principais
envolvidos, tornando necessária a implementação de intervenções com potencial de tratar, de maneira
precoce, o que exige a articulação de diversos atores e setores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Viva:
Vigilância de violências e acidentes. 2006 e 2007.
Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
2. LEME, M. I. S. A gestão da violência
escolar. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 28,
p. 541-555, set./dez. 2009.
3. WORLD HEALTH ORGANIZATION.
World report on violence and health. Geneva:
World Health Organization, 2002.
4. LOPES NETO, A. A. Bullying:
comportamento agressivo entre estudantes. Jornal
de Pediatria, v. 81, n. 5, S164-S172, 2005.
5. CRUZEIRO, A. L. S.; FARIA, A. D.;
PINHEIRO, R. T.; SILVEIRA, I. O.; FERREIRA,
C. D. Prevalência e fatores associados ao transtorno
da conduta entre adolescentes: um estudo de base
populacional. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, n.
9, p. 2013-2020, set. 2008.
6. CARVALHOSA, S. F.; LIMA, L.; MATOS,
M. G. Bullying – A provocação/vitimação entre
pares no contexto escolar português. Análise
Psicológica, v. 19, n. 4. p. 523-537, 2001.
7. MATOS, M.; CARVALHOSA, S. Violência
na escola: vítimas, provocadores e outros. Aventura
Social & Saúde, v. 2, n. 1, p. 1-8, set. 2001.
8. OLWEUS, D. Annotation: bullying at
school: basic facts and effects of a school based
intervention program. Journal of Psychology and
Psychiatry, .v. 43, n. 7, p. 1171-1190, 1994.
9. NANSEL, T. R.; CRAIG, W.; OVERPECK,
M. D.; SALUDA, G.; RUAN, J. Cross-national
consistency in the relationship between bullying
behaviors and psychosocial adjustment. Archives
of Pediatrics and Adolescent Medicine, v. 158, n. 8,
p. 730-736, Aug. 2004.
10. OLWEUS, D. Bullying at school: What we
know and what we can do? Cambridge: Blackwell
Publishing, 1993.
11. TRAUTMANN, A. Maltrato entre pares o
“bullying”: Una vision actual. Revista Chilena de
Pediatria, v. 79, n. 1, p. 13-20, 2008.
12. RIGBY, K. Consequences of bullying in
schools. Canadian Journal of Psychiatry, v. 48, n.
9, p. 583-590, Oct. 2003.
13. KOCHENDERFER, B. J.; LADD, G. W.
Peer victimization: Cause or consequence of school
mal adjustment? Child Development, v. 67, n. 4, p.
1305-1317, Aug. 1996.
14. SEIXAS, S. R. Violência escolar:
Metodologias de identificação dos alunos agressores
e/ou vítimas. Análise Psicológica, v. 23, n. 2, p. 97-
110, 2005.
15. RIGBY, K.; SMITH, P. K. Is school bullying
really on the rise? Social Psychology of Education,
v. 14, n.4, p. 441-455, Dec. 2011.
16. JANSEN, P. W.; VERLINDEN, M.;
BERKEL, A. D.; MIELOO, C.; ENDE, J.;
VEENSTRA, R.; VERHULST, F. C; JANSEN,
W.; TIEMEIER, H. Prevalence of bullying and
victimization among children in early elementary
school: Do Family and school neighborhood
socioeconomic status matter? BMC Public Health,
v. 12, n. 494, 2012.
17. BANDEIRA, C. M.; HUTZ, C. S.
Bullying: prevalência, implicações e diferenças
entre os gêneros. Revista Semestral da Associação
Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.
16, n. 1, p. 35-44, 2012.
18. SEVDA, A.; SEVIM, S. Effect of high school
students’ selfconcept and family relationships on
peer bullying. Revista Brasileira de Promoção da
Saúde, v. 25, n. 4, p. 405-412, 2012.
19. PAREDES, M. T.; ÁLVAREZ, M. C.;
LEGA, L. I., VERNON, A. Estudio exploratorio
sobre el fenómeno del “Bullying” em la ciudad
de Cali, Colombia. Revista Latinoamericana de
Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 6, n.1, p.
295-317, enero-junio, 2008.
20. AVILÉS-DORANTES, D. S.; ZONANANACACH, A., ANZALDO-CAMPOS, M. C.
Prevalencia de acoso escolar (bullying) em
estudiantes de una secundaria pública. Salud
Pública de México, v. 54, n. 4, p. 362-363, 2012.
21. CEPEDA-CUERVO, E; PACHECODURÁN, P. N., GARCÍA-BARCO, L.;
PIRAQUIVE-PEÑA, C. J. Acoso escolar a
estudiantes de educación básica y media. Revista
de Salud Pública, v. 10, n. 4, p. 517-528, 2008.
22. RECH, A. R. R.; HALPERNB, R.;
TEDESCOC, A.; SANTOS, D. F. Prevalence
and characteristics of victims and perpetrators
of bullying. Jornal de Pediatria, v. 89, n. 2, p.
164−170, 2013.
23. WANG, H.; ZHOU, X.; LU, C.; WU, J.;
DENG, X.; HONG, L.; GAO, X.; HE, Y. Adolescent
bullying involvement and psychosocial aspects of
family and school life: A cross-sectional study from
Guang dong province in China. PLoS ONE, v. 7, n.
7, 2012.
24. LOVEGROVE, P. J.; HENRY, K.; SLATER,
M. D. Examination of the predictors of latent class
typologies of bullying involvement among middle
school students. Journal of School Violence, v. 11,
n. 1, p. 75-93, 2012.
25. CONTINENTE, X. G.; GIME´NEZ, A.
P.; ADELL, M. N. Factores relacionados com el
acoso escolar (bullying) em los adolescentes de
Barcelona. Gaceta Sanitaria, v. 24, n. 2, p. 103-
108, 2010.
26. OBRDALJ, E. C.; RUMBOLDT, M.
Bullying among school children in postwar Bosnia
and Herzegovina: Cross-sectional study. Croatian
Medical Journal, v. 49, n. 4, p. 528-535, Aug. 2008.
27. GREEN, J. G.; DUNN, E. C.; JOHNSON,
R. M.; MOLNAR, B. E. A Multi level investigation
of the association between school context and
adolescent nonphysical bullying. Journal of School
Violence, v. 10, n. 2, p. 133-149, Jan. 2011.
28. ROEKEL, E. V.; SCHOLTE, R. H. J.;
DIDDEN, R. Bullying among adolescents with
autism spectrum disorders: Prevalence and
perception. Journal of Autism and Developmental
Disorders, v. 40, n. 1, p. 63-73, Jan. 2010.
29. MALTA, D. C.; SILVA, M. A. I.; Mello, F.
C. M.; MONTEIRO, R. A.; SARDINHA, L. M.
V.; CRESPO, C.; CARVALHO, M. G. O.; SILVA,
M. M. A.; PORTO, D. L. Bullying nas escolas
brasileiras: Resultados da Pesquisa Nacional de
Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciência & Saúde
Coletiva, v. 15, Supl. 2, p. 3065-3076, 2010.
30. TOCHIGI, M.; NISHIDA, A.;
SHIMODERA, S.; OSHIMA, N.; INOUE, K.;
OKAZAKI, Y.; SASAKI, T. Irregular bedtime
and nocturnal cellular phone usage as risk factors
for being involved in bullying: A cross- sectional
survey of japanese adolescents. PLoS ONE, v. 7, n.
9, p. 1-6, Sept. 2012.
31. MAGKLARA, K.; SKAPINAKIS, P.;
GKATSA, T.; BELLOS, S.; ARAYA, R. Bullying
behaviour in schools, socioeconomic position and
psychiatric morbidity: a crosssectional study in
late adolescents in Greece. Child and Adolescent
Psychiatry and Mental Health, v. 6, n. 8, p. 1-12,
2012.
32. MENDES, C. S. Prevenção da violência
escolar: avaliação de um programa de intervenção.
Revista da Escola de Enfermagem - USP, v. 45, n.
3, p. 581-588, 2011.
33. SIZIYA, S.; RUDATSIKIRA, E.; MUULA,
A. S. Victimization from bullying among schoolattending adolescents in grades 7 to 10 in Zambia.
Journal of Injury and Violence Research, v. 4, n. 1,
p. 30-35, 2012.
34. CONTI, M. A.; FRUTUOSO, M. F. P.;
GAMBARDELLA, A. M. D. Excesso de peso e
insatisfação corporal em adolescentes. Revista de
Nutrição, v. 18, n. 4, p. 491- 497, 2005.
35. FLEMING, L. C.; JACOBSEN, K. H.
Bullying among middle-school students in low
and middle income countries. Health Promotion
International, v. 25, n. 1, p. 73-84, 2009.
36. ROMANÍ, F.; GUTIÉRREZ, C., LAMA,
M.. Auto-reporte de agresividad escolar y factores
associados en escolares peruanos de educación
secundaria. Revista Peruana de Epidemiolologia,
v. 15, n. 2, p. 1-8, mayo-ago. 2011.
37. RISTUM, M. Violência: uma forma de
expressão da escola? Caderno de Filosofia e
Psicologia da Educação, v. 2, n. 2, p. 59-68, 2004.
38. LISBOA, C. S. M. Comportamento
agressivo, vitimização e relações de amizade
em crianças em idade escolar: fatores de risco e
proteção. Tese de Doutorado. Universidade Federal
do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação
em Psicologia do Desenvolvimento. Porto Alegre,
2005.
39. LOPES, A. A. N. Programa de reducción
del comportamento agresivo entre estudiantes. In:
SILVA, C. B.; LISBOA, C. M. Violencia escolar.
Santiago: Universitária, 2005. p. 297-335.
40. BERGER, K. S. Update on bullying at
school: Science forgoten? Developmental Review,
v. 27, n.1, p. 90-126, Mar. 2007.
41. MATOS, M. G.; GONÇALVES, S. M.
P. Bullying nas escolas: comportamentos e
percepções. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 10,
n.1, p. 3-15, 2009.
42. RIGBY, K. The relationship between
reported health and involvement in bully/victim
problems among male and female secondary school
students. Journal of Health Psychology, v. 3, n. 4,
p. 465-476, 1998.
43. WORLD HEALTH ORGANIZATION.
Inequalities young people’s health: key findings
from the Health Behaviour in School-aged Children
(HBSC) 2005/2006 survey fact sheet. Copenhagen:
World Health Organization, 2008.

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

DE CASTRO MARCOLINO, E. .; DINIZ VIEIRA, C. R. .; LEITE CAVALCANTI, A. . BULLYING: REVISÃO SISTEMATIZADA ACERCA DA VITIMIZAÇÃO, AGRESSÃO E AÇÕES PREVENTIVAS. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 90–102, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2103. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)