Provão: O desafio na qualidade e na avaliação dos cursos de ciencias contábeis

Autores

  • Maria Elisabeth Pereira Kraemer

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino Superior, Qualidade, Ciências Contábeis

Resumo

Com a sociedade globalizada exigindo cada vez mais qualidade, e o mercado de trabalho caçando talentos com maior nível de excelência, é fundamental investir na qualidade para não ficar em desvantagem. Portanto, só um curso superior de bom nível poderá formar profissionais bem preparados para os desafios do mundo moderno. Neste contexto, o Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, propôs e o Congresso Nacional aprovou a criação, em 1995, o Exame Nacional de Cursos, chamado de PROVÃO, um instrumento para avaliar os cursos superiores brasileiros, diagnosticar as deficiências e contribuir para melhorar a qualidade da educação. O objetivo do Provão é ser uma ferramenta para a melhoria da qualidade desse nível de ensino, e vários indicadores mostram que isso tem efetivamente acontecido. É verificar a aquisição e a capacidade de uso das competências e habilidades gerais pertinentes às áreas avaliadas.

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Referências

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Agradeço as proveitosas colaborações da prof. Dra. Elisabeth Caldeira e Cristhiano Bossardi de Vasconcellos da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

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Publicado

2020-12-06

Como Citar

ELISABETH PEREIRA KRAEMER, M. . Provão: O desafio na qualidade e na avaliação dos cursos de ciencias contábeis. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2192. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais