O futebol feminino em Guanambi: realidade vestida de preconceito
Palavras-chave:
Educação Física Escolar. Gênero. Futebol.Resumo
A Educação Física escolar contribui para a formação do sujeito, o que implica colocar-se contra valores e práticas que desrespeitam a dignidade da pessoa. Assim, o objetivo deste estudo foi desvelar e explicitar
os preconceitos associados à questão de gênero, partindo da prática do futebol feminino no Brasil. Procurouse compreender as interfaces e desdobramentos desta prática no interior da escola, analisando a realidade
de praticantes no município de Guanambi-BA. Para tal foram analisadas matérias de jornais e entrevistas
concedidas por jogadoras de futebol feminino. Apesar de todo o preconceito que se pôde evidenciar durante
a análise desses dados, destacou-se o alto índice de praticantes de futebol, tanto nas escolas como em bairros,
demonstrando o espírito da mulher quando o que está em questão é sua busca por espaços antes apenas frequentados por homens.
Downloads
Referências
tradução de Walter Evangelista e Maria Laura V. de
Castro. RJ: Edições Graal, 1985.
ALTMAN, H. Rompendo Fronteiras de Gênero: Marias (e) homens na Educação Física. 265 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) - Universidade Federal de
Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.
BETTI, M. Educação Física, Esporte e Cidadania.
Revista Brasileira de Ciências do esporte, v. 2-3, n.20,
p.14-21, 1999.
BRACHT, V. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. 3. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2005.
CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil:
a história que não se conta. Campinas, SP: Papirus,
1991.
COSTA, L. M. Traduzindo o universo do futebol feminino. 2009. Disponível em: <http://domingoesportivo.blogspot.com/2009/02/traduzindo-o-universodo-futebol.html>. Acesso em: 18 mar. 2009.
COSTA, M. R. F.; SILVA, R. G. A Educação Física e
a Co-Educação: igualdade ou diferença? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p.
43-54, jan. 2002.
DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: Questões
e Reflexões. Araras, SP: Gráfica e Editora Topázio,
1999.
DARIDO, S. C. Futebol Feminino no Brasil: do seu
início à prática pedagógica. Motriz. Rio Claro, v. 8 n.
2, p. 43-49, 2002
DURÃES, A. Mulher no esporte: conquistas e desafios.
In: <http://www.olharvirtual.ufrj.br/2006/imprimir.
php?id_edicao=149&codigo=1>. Acesso em: 17
maio 2007.
FARIA JR, A. G. Futebol, questões de gênero e coeducação: algumas considerações didáticas sob enfoque multicultural. Revista de Campo: Futebol e
Cultura Brasileira, São Paulo, v.2, p.17-39, 1995.
GOELLNER, S. V. Pode a mulher praticar o futebol?
In: CARRANO, P. C. R. (Org.). Futebol: paixão e
política. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 79-
93.
GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.).
Dicionário Crítico de Educação Física. Ijuí-RS: Unijuí, 2005.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma
perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, R.J.: Vozes,
1997.
________. Gênero, história e educação: construção e
desconstrução. Educação e Realidade. Porto Alegre,
v. 20, p. 101-132, jul/dez. 1995.
MOURA, E. J. L.. As relações entre lazer, futebol e
gênero. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação
Física) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2003.
PEDROSA, M. Gol de letra: o futebol na literatura
brasileira. Rio de Janeiro: Gol, 1967.
ROSEMBERG, F.. A Educação Física, os Esportes e
as Mulheres: balanço da bibliografia brasileira. In:
ROMERO, E. (Org). Corpo, Mulher e Sociedade.
Campinas: Papirus, 1995. p. 271 – 308.
SALLES, J. G. C.; SILVA, M. C. P.; COSTA, M. M. A
Mulher e o Futebol: Significados Históricos. In: VOTRE, S. (Coord.) A representação social da mulher
na educação física e no esporte. Rio de Janeiro: Editora Central da UGF, 1996. p. 68-91.
SARAIVA, M. C. Co-educação física e esportes:
quando a diferença é mito. Ijuí-RS: Unijuí, 2005.
SIMÕES, A. C.; KNIJNIK, J. D.; MACEDO, L. L. O ser
mulher no esporte de competição: a mulher e a busca
dos limites no esporte de rendimento. Revista virtual
e Artigos. Natal/RN, v. 3, n. 5, 2005. Disponível em:
<http://efartigos.atspace.org/otemas/artigo53.html>.
Acesso em: 18 set. 2008.
SOUSA, C.; CATANI, D.; SOUZA, M. C.; BUENO,
B. Memória e autobiografia: formação de mulheres e
formação de professoras. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 2, p. 61-76, 1996.
SOUZA JR, O. M. A implementação de uma proposta de futebol feminino para a Educação Física escolar.
96 f. Monografia - Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro, 1991.
SOUZA JR, O. M.. Educação Física Escolar, Co-Educação e Questões de Gênero. In: DARIDO, S. C.;
MAITINO, E. M. (Orgs.). Pedagogia Cidadã: caderno de formação, Educação Física. São Paulo: UNESP,
Pró-reitoria de Graduação, 2004
TAFFAREL, C. N. Z. Brasil: políticas públicas e exclusão social. 2004. Disponível em: http://www.faced.
ufba.br/rascunho_digital. Acesso em: 18 set. 2007.
TOLEDO, L. H. No país do futebol. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2000.