Cotas na universidade pública – direito ou privilégio?

Autores

  • Geisa Magela Veloso Mestre em Educação pela UFMG, doutoranda em Educação pela UFMG.

Palavras-chave:

reserva de vagas, ações afirmativas, preconceito racial

Resumo

A pesquisa discute concepções docentes acerca da reserva de vagas para afro-descendentes, no âmbito da
Unimontes. A discussão teve por interlocutores professores das Ciências Humanas que, por meio de questionários,
revelaram um mosaico de representações, divididas entre a oposição, aberta ou dissimulada, e a aquiescência; entre a
resistência à reserva de vagas e a defesa irrestrita do projeto. É possível afirmar que a resistência em relação às cotas está
articulada à crença de que o processo, em si, é promotor da discriminação racial. Contudo, há os que acreditam que as
cotas não provocam, apenas fazem vir à tona a discriminação que já existe na sociedade, sendo que a possível ocorrência de preconceitos e constrangimentos, no interior da universidade, não se apresenta como fenômeno produzido pela
reserva de vagas, mas está ligada às representações já constituídas pelos sujeitos em sua trajetória de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Ática, s/d. p.
83-121.
CARVALHO, Jorge de Carvalho. Ações Afirmativas como
base para para uma aliança negro-branco-indígena contra
a discriminação étnica e racial no Brasil. In: GOMES,
Nilma Lino & MARTINS, Araci Alves. (org.). Afirmando
direitos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GOMES, Nilma Lino. Apresentação I. In: GOMES, Nilma
Lino & MARTINS, Araci Alves. (orgs.). Afirmando
direitos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 9-15.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações
culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, Brasília:
representação da UNESCO no Brasil, 2003.
MUNANGA, Kabengale. Políticas de Ação Afirmativa
em benefício da população negra no Brasil – um ponto
de vista em defesa das cotas. In: GOMES, Nilma Lino
& MARTINS, Araci Alves. (org.). Afirmando direitos.
Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 47-59.
SANTOS, Renato Emersos dos Apresentação II. In:.
GOMES, Nilma Lino & MARTINS, Araci Alves. (org.).
Afirmando direitos. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
p.17-31.
SIMON, Roger I. A pedagogia como tecnologia
cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas
na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais.
Petrópolis: Vozes, 2003. p.61-84.

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

MAGELA VELOSO, G. . Cotas na universidade pública – direito ou privilégio?. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 87–96, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2320. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático