Educação em saúde: análise e reflexão das práticas educativas na odontologia

Autores

  • Simone de Melo Costa Professora assistente do Departamento de Odontologia da Unimontes, especialista em Saúde Pública, Bioética e Metodologia do Ensino Superior
  • João Felício Rodrigues Neto Professor titular do curso de Medicina da Unimontes, Doutor em Medicina Interna e Terapêutica, UNIFESP.
  • Sarah Jane Alves Durães Professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes e Doutora em Educação pela PUC/SP.

Palavras-chave:

Educação em saúde, odontologia, saúde bucal.

Resumo

Na perspectiva de uma odontologia voltada para a promoção da saúde, a educação em saúde é uma atividade
de suma importância. Propõe-se, por meio de uma revisão de literatura, a análise e reflexão das práticas educativas em
saúde na odontologia. As práticas são influenciadas pelos modelos flexneriano e de produção social de saúde. O discurso
dominante é ainda da unicausalidade embasada no biologismo, sendo assim, não contribui para diminuir as desigualdades em saúde. Diante deste fato, conclui-se que faz-se necessário promover mudanças nas práticas dominantes no
sistema de saúde, considerando os determinantes sociais da saúde na abordagem educativa.

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Publicado

2020-05-14

Como Citar

DE MELO COSTA, S. .; RODRIGUES NETO, J. F. .; ALVES DURÃES, S. J. . Educação em saúde: análise e reflexão das práticas educativas na odontologia. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 77–86, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2417. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático

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