Concepção de corpo na percepção de graduandos do curso de licenciatura em educação física durante o processo de formação

Autores

Palavras-chave:

Corpo, Mídia, Educação Física, Graduandos, Formação

Resumo

Objetivo: analisar e comparar as concepções de corpo na percepção dos graduandos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física no processo de formação, na tentativa de identificar as relações estabelecidas entre corpo, mídia e a educação física. Metodologia: trata-se de pesquisa de campo de caráter qualitativo, composta por uma amostra de vinte e três graduandos, sendo onze ingressantes e doze concluintes do curso. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo seis questões abertas e sua interpretação se efetivou a partir da análise de conteúdo. Resultados: apontou-se para uma perspectiva, ainda, fragmentada sobre concepção de corpo dos ingressantes com relação aos concluintes, que mencionam discussões amplas e reflexivas da temática. Considerações finais: cabe então à Educação Física questionar o papel que vem assumindo na sociedade contemporânea, principalmente, frente à idolatria e fragmentação do corpo, buscando entendê-lo com base em sua construção e manifestação histórica, cultural, estética, política e social.

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Referências

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Publicado

2020-05-14

Como Citar

TEIXEIRA LIMA, P. . Concepção de corpo na percepção de graduandos do curso de licenciatura em educação física durante o processo de formação. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 3–15, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2435. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos Originais

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