Transgressão, violência e pornografia na ficção de Rubem Fonseca

Autores

  • Osmar Pereira Oliva Professor Titular de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Rubem Fonseca, transgressão, violência, pornografia

Resumo

Análise do entrecruzamento da transgressão, da violência e da pornografia na composição do texto literário de
Rubem Fonseca, passando pela caracterização do discurso desse escritor: a linguagem da violência, ambientes
policialescos, imprevisibilidade narrativa e a tentativa de apreensão do real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto.Trad. J. Guinsburg.
São Paulo: Perspectiva, 1973.
BOECHAT, Maria Cecília Bruzzi. Na Cena do Crime: Uma
Leitura de Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca. Belo
Horizonte: FALE/ UFMG, 1990. (Dissertação de
Mestrado).
COSTA, Lígia Militz da. A poética de Aristóteles. Mimese
e verossimilhança. São Paulo: Ática,1992.
COUTINHO, Afrânio. O erotismo na literatura: o caso
Rubem Fonseca. Rio de Janeiro: Livraria Editora Cátedra, 1979.
FIGUEIREDO, Vera Follain de. A cidade e a geografia
do crime na ficção de Rubem Fonseca. Revista Literatura e Sociedade. v.1. n.1. p.88-93, São Paulo, 1996.
FONSECA, Rubem. A coleira do cão. Rio de Janeiro:
Olivé, 1991.
FONSECA, Rubem. A Grande Arte. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
FONSECA, Rubem. Agosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1990
FONSECA, Rubem. Bufo e & Spallanzani. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985.
FONSECA, Rubem. E do meio do mundo prostituto só
amores guardei ao meu charuto. São Paulo: Companhia
das Letras, 1997 b.
FONSECA, Rubem. Feliz Ano Novo. Rio de Janeiro: Arte
Nova, 1975.
FONSECA, Rubem. Histórias de amor. São Paulo: Companhia das Letras, 1997 a.
FONSECA, Rubem. Lúcia McCartney. Rio de Janeiro:
Olivé, 1970.
FONSECA, Rubem. O buraco na parede. São Paulo:
Companhia das Letras, 1995.
FONSECA, Rubem. O caso Morel. Rio de Janeiro: Arte
Nova, 1973.
FONSECA, Rubem. O cobrador. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1979.
FONSECA, Rubem. O selvagem da ópera. São Paulo:
Companhia das Letras, 1994.
FONSECA, Rubem. Os prisioneiros. Rio de Janeiro:
Codecri, 1978.
FONSECA, Rubem. Romance negro e outras histórias.
São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
FONSECA, Rubem. Vastas emoções e pensamentos imperfeitos. São Paulo: Companhia das letras, 1988.
IPIRANGA, Sarah Diva da silva. O mal da língua: a violência como linguagem nos contos de Rubem Fonseca. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 1997. (Dissertação
de mestrado).
KHOTE, Flávio Rene. A narrativa trivial. Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1994.
LEITE, Lígia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São
Paulo: Ática, 1985.
PAULINO, Maria das Graças Rodrigues. O leitor violentado. Ensaios de semiótica. Belo Horizonte, v.2,
n.4, p.15-18, dez, 1980.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Promessas, encantos e
amavios. Flores na escrivaninha: Ensaios. São Paulo:
Companhia das Letras, 1997 a., p.13-20.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

PEREIRA OLIVA, O. . Transgressão, violência e pornografia na ficção de Rubem Fonseca. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 39–50, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2443. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático