Sentir, apreender, entender, compreender

Autores

  • Júlio Pinto Ph.D. University of North Carolina at Chapel Hill, EUA; Pós-Doutor em Comunicação Social Univ. Católica Portuguesa, Lisboa

Palavras-chave:

Entendimento, compreensão, filosofia da linguagem, tempo, C. S. Peirce

Resumo

Pretende-se fazer, neste texto, um exame dos conceitos de entendimento e compreensão,
específicos para uma filosofia da linguagem a partir do pensamento de C. S. Peirce, fazendo uma
breve incursão nos sentidos do tempo, a fim de ajudar a embasar a discussão contemporânea sobre
os fundamentos da inteligência e schemata perceptivos.

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Referências

LOCKE, J. Essay Concerning Human Understanding (1690). Versão eletrônica Univ. de
Harvard, Cambridge, Massachusetts, 2004 (CD-Rom).
PEIRCE, C.S. Collected Papers (org. Charles Hartshorne e Paul Weiss). Cambridge,
Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 1934-1963, 8 vols.
PINTO, J. The Reading of Time. Berlim: Mouton de Gruyter, 1989.
PINTO, J. 1, 2, 3 da Semiótica. Belo Horizonte: UFMG, 1995.
PINTO, J. O Ruído e outras inutilidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

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Publicado

2020-05-18

Como Citar

PINTO, J. . . Sentir, apreender, entender, compreender. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 81–86, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2463. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático