Deleuze com Peirce: Considerações sobre o signo e o cinema
Palavras-chave:
Deleuze, Peirce, semiótica, cinemaResumo
O trabalho busca apresentar – em termos relativamente introdutórios e gerais – aspectos
concernentes a três pontos principais: o problema do signo em Deleuze, a opção pela semiótica
peirceana como importante aparato teórico para a confecção de seus livros sobre o cinema, e a
relação que esse autor promove entre conceitos peirceanos e bergsonianos, a fim de estabelecer as
bases de uma teoria da imagem cinematográfica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
DELEUZE, G. Cinema 1 – A Imagem-Movimento. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985. 266p.
DELEUZE, G. Cinema 2 – A Imagem-Tempo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990. 339p.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992. 232p.
DELEUZE, G. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998. 342p.
DELEUZE, G. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária, 1987.
183p.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. O Que é a Filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1992. 279p.
DOSSE, F. História do Estruturalismo. São Paulo: Ensaio e Editora da Unicamp, 1993. 2v.
MACHADO, R. Deleuze e a Filosofia. Rio de Janeiro: Graal, 1990. 242p.
MORA, A. Peirce: Vida e Obra. In: Peirce/Frege (Col. Os Pensadores). São Paulo: Abril
Cultural, 1980. pp. V-XII.
PEIRCE, C. Conferências sobre Pragmatismo. In: Peirce/Frege (Col. Os Pensadores). São
Paulo: Abril Cultural, 1980. pp. 5-60.
PEIRCE, C. Fenomenologia. In: Peirce/Frege (Col. Os Pensadores). São Paulo: Abril
Cultural, 1980. pp. 85-97.
PELBART, P. O Tempo Não-Reconciliado. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 1998. 192p.
PIGNATARI, D. Semiótica e Literatura. São Paulo: Cultrix, 1987. 165p.
RAMOS, F. Panorama da Teoria do Cinema Hoje. In: Cinemais. Revista de Cinema e
Outras Questões Audiovisuais. v. 14. Rio de Janeiro: Editorial Cinemais, 1998. pp. 33-56.
RODOWICK, D. N. A Short History of Cinema. Hipertexto. Disponível em: < http://www
.kcl.ac.uk/humanities/cch/filmstudies/Rodowick/Publications/TimeMachine/ShortHistory.h
tml >Acesso em: 23 jul
DELEUZE, G. Cinema 2 – A Imagem-Tempo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990. 339p.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 1992. 232p.
DELEUZE, G. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998. 342p.
DELEUZE, G. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária, 1987.
183p.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. O Que é a Filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1992. 279p.
DOSSE, F. História do Estruturalismo. São Paulo: Ensaio e Editora da Unicamp, 1993. 2v.
MACHADO, R. Deleuze e a Filosofia. Rio de Janeiro: Graal, 1990. 242p.
MORA, A. Peirce: Vida e Obra. In: Peirce/Frege (Col. Os Pensadores). São Paulo: Abril
Cultural, 1980. pp. V-XII.
PEIRCE, C. Conferências sobre Pragmatismo. In: Peirce/Frege (Col. Os Pensadores). São
Paulo: Abril Cultural, 1980. pp. 5-60.
PEIRCE, C. Fenomenologia. In: Peirce/Frege (Col. Os Pensadores). São Paulo: Abril
Cultural, 1980. pp. 85-97.
PELBART, P. O Tempo Não-Reconciliado. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 1998. 192p.
PIGNATARI, D. Semiótica e Literatura. São Paulo: Cultrix, 1987. 165p.
RAMOS, F. Panorama da Teoria do Cinema Hoje. In: Cinemais. Revista de Cinema e
Outras Questões Audiovisuais. v. 14. Rio de Janeiro: Editorial Cinemais, 1998. pp. 33-56.
RODOWICK, D. N. A Short History of Cinema. Hipertexto. Disponível em: < http://www
.kcl.ac.uk/humanities/cch/filmstudies/Rodowick/Publications/TimeMachine/ShortHistory.h
tml >Acesso em: 23 jul
Downloads
Publicado
2020-05-18
Como Citar
CARVALHO SALES, A. . Deleuze com Peirce: Considerações sobre o signo e o cinema . Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 111–124, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2466. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático