Resgate histórico da disciplina Estágio em Saúde da Família do curso de Odontologia - Unimontes

um pioneirismo na formação do cirurgião-dentista

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Estratégia de Saúde da Família, Odontologia, Saúde Pública

Resumo

Objetivo: o objetivo desse estudo foi descrever a construção histórica e metodológica da disciplina Estágio em Saúde da Família do curso de graduação em Odontologia da Unimontes. Metodologia: este estudo foi realizado através da revisão de documentos históricos da disciplina, bancos de dados e entrevistas com professores e figuras importantes na sua elaboração. Resultados: ano 2000, foi instituída a disciplina, compreendida por atividades teórico-práticas para execução de ações nos territórios das Equipes de Saúde da Família do município de Montes Claros. A disciplina propõe a formação integral, atual e centrada nas competências do novo profissional a partir da integração ensino-serviço. Neste contexto, o acadêmico é inserido na rotina de uma Unidade Básica de Saúde, tendo como objetivos a avaliação do processo saúde-doença da comunidade assistida, territorialização e planejamento de ações preventivo-promocionais para a população. Conclusão: a disciplina mantém uma estrutura operacional e metodológica que a torna importante na formação acadêmica e desenvolvimento de habilidades imprescindíveis à atuação profissional, além de beneficiar a população assistida com suas ações.

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

QUADROS TONELLI, S. .; NEVES FONSECA, C.; DE FREITAS OLIVEIRA, W. .; DOS ANJOS BRAGA PIRES, C. P. .; RODRIGUES DE OLIVEIRA, R. F. Resgate histórico da disciplina Estágio em Saúde da Família do curso de Odontologia - Unimontes: um pioneirismo na formação do cirurgião-dentista. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 16–28, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2650. Acesso em: 26 dez. 2024.

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