Interação e Coerência no Fórum dos Cursos Virtuais da UNIMONTES
Palavras-chave:
Coerência; texto; interação; tecnologiaResumo
Este artigo pretende analisar como a coerência é estabelecida no fórum do curso de
Iniciação à Leitura em Inglês, oferecido pelo projeto Unimontes Virtual, da Universidade Estadual
de Montes Claros - Unimontes, no 2º semestre de 2001. A análise indica que a coerência é
estabelecida na interação virtual de maneira similar à comunicação tradicional, com algumas
características da linguagem oral e da escrita.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AZEVEDO, Wilson. Comunidades virtuais precisam de animadores da inteligência
coletiva. In: Universidade Virtual Brasileira. Disponível em:
<http://www.uvb.br/portal1/noticias/entrevistas/wilson_azevedo.htm> Acesso em
22/07/2001.
BARROS, K. S. M de. Características organizacionais de aulas pela Internet. In: URBANO
et al. (orgs.). Dino Preti e seus temas: oralidade, mídia e ensino. São Paulo: Cortez, 2001,
355-67.
BENTES, A. C. Lingüística Textual. In: MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. (Orgs.).
Introdução à Lingüística - domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001, Vol.1, 245-87.
DIAS, R. Inglês Instrumental - Leitura Crítica: uma abordagem construtivista. Belo
Horizonte, Mazza Edições, 1988.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
KOCH, I. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992.
KOCH, I.V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Contexto, 1989.
MARQUESI, S. C. Interação e Subjetividade no Ensino Via Internet. In: URBANO et al.
(orgs.). Dino Preti e seus temas: oralidade, mídia e ensino. São Paulo: Cortez, 2001, 368-
76.
POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
TRAVAGLIA, L. C. A relação entre os recursos lingüísticos de coesão e a variação de
coerência. SCRIPTA, Belo Horizonte, v.2, n.4, p. 54-75, 1º sem. 1999.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Projeto Unimontes Virtual.
Disponível em: <http://www.unimontes.br/virtualmontes>
coletiva. In: Universidade Virtual Brasileira. Disponível em:
<http://www.uvb.br/portal1/noticias/entrevistas/wilson_azevedo.htm> Acesso em
22/07/2001.
BARROS, K. S. M de. Características organizacionais de aulas pela Internet. In: URBANO
et al. (orgs.). Dino Preti e seus temas: oralidade, mídia e ensino. São Paulo: Cortez, 2001,
355-67.
BENTES, A. C. Lingüística Textual. In: MUSSALIM, F. & BENTES, A. C. (Orgs.).
Introdução à Lingüística - domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001, Vol.1, 245-87.
DIAS, R. Inglês Instrumental - Leitura Crítica: uma abordagem construtivista. Belo
Horizonte, Mazza Edições, 1988.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
KOCH, I. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992.
KOCH, I.V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Contexto, 1989.
MARQUESI, S. C. Interação e Subjetividade no Ensino Via Internet. In: URBANO et al.
(orgs.). Dino Preti e seus temas: oralidade, mídia e ensino. São Paulo: Cortez, 2001, 368-
76.
POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
TRAVAGLIA, L. C. A relação entre os recursos lingüísticos de coesão e a variação de
coerência. SCRIPTA, Belo Horizonte, v.2, n.4, p. 54-75, 1º sem. 1999.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Projeto Unimontes Virtual.
Disponível em: <http://www.unimontes.br/virtualmontes>
Downloads
Publicado
2020-05-28
Como Citar
SOARES MARTINS, A. C. . Interação e Coerência no Fórum dos Cursos Virtuais da UNIMONTES . Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 57–66, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2658. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais