O corpo em pedaços: análise do discurso sobre mulher nos outdoors de Maringá
Palavras-chave:
Teorias feministas, sexualidade, publicidadeResumo
Se as mulheres sempre foram tomadas como objeto de desejo masculino, com a
publicidade tornam-se também objeto de consumo. Seu corpo, ou partes dele, vendem qualquer
produto. A coisificação das mulheres é a ferida exposta do patriarcado, da polaridade e da
hierarquia sexual e, portanto, da submissão feminina. Perguntamos: a publicidade é herdeira de
uma determinada construção da imagem da mulher disseminada pela ciência moderna? Não
podemos pensar a história como uma infinita continuidade: da religião para a ciência, da ciência
para a mídia, no entanto ambas, enquanto construções sociais, evocam uma certa imagem de
mulher, unitária, naturalizada, oposta ao masculino. Para empreendermos esta análise, buscamos
dialogar com as teorias feministas, destacamos: Haraway, Navarro-Swain, Lauretis, Hubbard e
Butler, bem como os estudos foucaultianos da sexualidade.
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