Comportamento sedentário antes e durante a pandemia da COVID-19 entre professores da educação básica
Sedentary behavior before and during the COVID-19 pandemic among teachers of basic education
DOI:
10.46551/ruc.v25n1a4Palavras-chave:
Professores, Tempo de tela, Inquérito epidemiológico, Pandemia, COVID19.Resumo
Objetivo: verificar o comportamento sedentário antes e durante a pandemia da COVID-19 entre professores da educação básica do estado de Minas Gerais. Método: Inquérito epidemiológico do tipo websurveys, realizado com professores da educação básica do estado de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu de agosto a setembro de 2020 via formulário digital, contemplando características sociodemográficas, econômicas e o comportamento sedentário dos professores, avaliado pelo tempo gasto diante do computador/tablet e televisão por dia. Na análise de dados, foram estimadas as prevalências, médias, intervalo de confiança e realizado Teste T. Resultados: Participaram do estudo 15.641 professores. Entre eles, 81,9% eram mulheres, 36,7% com faixa etária de 40 a 49 anos e 59,5% com renda familiar de três a cinco salários mínimos. O tempo médio da utilização de computador/tablet foi de quase oito horas por dia durante a pandemia, representando um aumento significativo em relação ao tempo de uso antes da pandemia (p=0,000). Quanto ao tempo destinado a televisão, foi observado aumento significativo de aproximadamente uma hora a mais no tempo médio por dia comparando antes e durante a pandemia (p=0,000). Conclusão: Os resultados mostraram o aumento do comportamento sedentário dos professores da rede pública, evidenciado pelo maior tempo de tela.
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