LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL E AUTOPERCEPÇÃO PARENTAL DE DENTES PERMANENTES EM CRIANÇAS COM DENTIÇÃO MISTA
Oral health literacy and parental self-perception of permanent teeth in children with mixed dentition
DOI:
10.46551/ruc.v24n2a8Palavras-chave:
Alfabetização, Conhecimento, Dentição mistaResumo
Objetivo: Avaliar a associação entre o alfabetismo em saúde bucal (ASB) e a autopercepção de pais/cuidadores quanto à presença de dentes permanentes na cavidade bucal de crianças com dentição mista. Método: Estudo observacional analítico incluindo 51 pares de pais/cuidadores e crianças entre seis e 11 anos de idade. Um questionário foi utilizado para avaliar a autopercepção dos pais/cuidadores quanto à presença e o número de dentes permanentes presentes na cavidade bucal da criança. Dados socioeconômicos e demográficos também foram avaliados. ASB foi mensurado através do instrumento BREALD-30 por duas entrevistadoras calibradas (K≥0,923). Um exame clínico foi realizado por duas examinadoras treinadas a fim de se avaliar o número e a localização dos dentes permanentes presentes na cavidade bucal de crianças. Os dados foram avaliados por análise descritiva, teste de coeficiente de correlação intraclasse e testes não paramétricos. Resultados: Maiores escores do ASB foram associados a autopercepção parental adequada quanto à presença de dentes permanentes (P=0,043). Houve concordância quanto ao número de dentes permanentes entre as examinadoras e os participantes com alto nível de ASB (P<0,05). Conclusão: ASB está associado à autopercepção de pais e cuidadores quanto à presença de dentes permanentes em crianças em fase de dentição mista.
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