PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DOS INSTRUMENTOS DE MENSURAÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE
Scientific Production about Measurement Instruments Health Literacy
DOI:
10.46551/ruc.v24n2a7Palavras-chave:
Letramento em Saúde; Educação em Saúde; Enfermagem; Inquéritos e Questionários.Resumo
Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre instrumentos para mensuração do letramento em saúde. Método: Revisão integrativa realizada no SciELO, LILACS, MEDLINE, PUBMED e SCOPUS. Incluídos: artigos em português, inglês e espanhol. Excluídos: artigos duplicados e literatura cinza, sendo utilizado os descritores: Health Literacy AND Surveys AND Questionnaires; Health Literacy AND Surveys AND Questionnaires AND Brazil; Letramento em Saúde OR Alfabetização em Saúde; Letramento em Saúde OR Alfabetização em Saúde AND Inquéritos e Questionários; Health Literacy AND instrument. Realizada leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa, com análise descritiva. Resultados: Foram selecionados 98 artigos, com identificação de 35 instrumentos. Os mais utilizados na população geral foram: The Newest Vital Sign e Test of Health Literacy in Adults, e na população brasileira: Test of Health Literacy in Adults e Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry. O público-alvo no mundo e no Brasil foram idosos, adultos, cuidadores/responsáveis por crianças e adolescentes. Conclusões: Esses resultados visam divulgar a aplicabilidade dos instrumentos de mensuração de letramento em saúde, bem como contribuir para futuras pesquisas, permitindo a ampla divulgação da temática para a sociedade científica, a fim de torná-los (os profissionais) mais responsivos ao letramento, viabilizando maior sucesso nos desfechos em saúde.
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