Letramento em Saúde Bucal Entre Adolescentes
Oral health literacy among school adolescents
DOI:
10.46551/ruc.v26n1a1Palavras-chave:
Letramento em saúde, Adolescente, saúde escolarResumo
Objetivo: Realizar uma análise descritiva do Letramento em Saúde Bucal (LSB) de adolescentes de uma cidade do norte de Minas Gerais, Brasil. Métodos: Trata-se de um Recorte do projeto “Levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal e qualidade da assistência odontológica entre escolares de Montes Claros Minas Gerais - Brasil 2018”, realizado em 2019/2020. Estudo epidemiológico, quantitativo, transversal, descritivo com aplicação de questionário por meio de entrevistas. Amostra probabilística aleatória simples, nível de confiança de 95% (Z=1,96); erro amostral de 5%; taxa de não resposta de 10% foram incluídos escolares matriculados em escolas públicas da zona urbana nas idades índice de 12 e 15 anos. Os dados foram coletados por acadêmicos treinados, que usaram um software para esse fim. Resultados: A maioria dos adolescentes tem os pais (79,0%) e cirurgião-dentista
(70,2%) como fontes de informação relacionadas à saúde bucal, principalmente por meio da internet (71,5 %) e vídeo educativo (62,0%); sobre escovação (94,6 %), uso de fio dental (90,4%) e alimentação (74,5%). A total compreensão (40,9%) e a avaliação (48,8%) das informações, bem como a aplicação sempre (27,4%) / frequentemente (23,6) foi registrada entre a maior parte dos adolescentes. Conclusão: A maioria dos participantes apresentou bons níveis de LSB, mas, necessitam melhorar a compreensão, a avaliação e a aplicação prática destas informações.
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