Informação para Autores
Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.
SOBRE A SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS
- Pelo menos um dos autores deve ter titulação de doutor;
- Não serão aceitos trabalhos oriundos de conclusão de curso de graduação (TCC);
- Serão aceitos para avaliação trabalhos oriundos de mestrados, doutorados e ou pós-doutorados;
- É de responsabilidade dos autores as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação;
- O conteúdo dos manuscritos é de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam a opinião dos Editores e nem do Conselho Editorial;
- O manuscrito deve ser submetido impreterivelmente em VERSÃO CEGA (sem nenhuma identificação dos autores) por meio da Plataforma OJS;
- O envio de artigos para as edições regulares tem fluxo de recebimento e processamento contínuo. Para dossiês há chamadas específicas de artigos, call for papers.
APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS
ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS
- Título no idioma do artigo
- Resumo no idioma do artigo
- Palavras-chave no idioma do artigo
- Título do artigo em inglês
- Resumo (abstract) do artigo em inglês
- Palavras-chave do artigo em inglês
- Introdução
- Método
- Resultados
- Discussão
- Considerações finais ou Conclusões
- Referências
- Agradecimentos (se couberem)
FORMATAÇÃO
- Arquivo em formato Word, tamanho de papel A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,3 "x 11,7").
- Margens superior, inferior e lateral de 2,5 cm (1").
- Times New Roman 12 (em todo o texto, incluindo tabelas), com o arquivo digitado no formato doc ou docx
- Espaçamento 1,5 entre as linhas do título às referências, exceto as tabelas, que devem ter espaçamento simples. Utilizar itálico para realces no texto. Não é permitido no texto: negrito, sublinhado, maiúsculas, indicadores do MS Word.
TÍTULO
- Deve ser conciso, informativo e representativo do conteúdo do texto, com até 15 palavras.
- Somente no idioma do artigo enviado e em inglês, separados por um espaçamento simples.
- Usar negrito, caixa alta, fonte Times New Roman de tamanho 14 para o título em português e tamanho 12 para o título em inglês.
- Itens não permitidos: maiúsculas, acrônimos, abreviações e localização geográfica da pesquisa.
AUTORIA (a ser submetido em separado do manuscrito)
- Limite máximo de 10 autores. Somente serão publicados 01 artigo por autor e ou co-autor para cada edição semestral da revista.
- Dois espaçamentos simples abaixo do título.
- Usar caixa baixa, fonte Times New Roman de tamanho 12.
- Indicação do nome e sobrenomes completos do(s) autores, sem abreviaturas e incluir o número de registro no ORCID.
- Indicação da(s) instituição(ões) de afiliação de cada autor e sua localização geográfica, em até três níveis hierárquicos, do maior para o menor, seguido da localização: cidade, estado e país. Ex.: Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Departamento de Enfermagem. Montes Claros MG - Brasil.
- Nome e endereço eletrônico do autor responsável para correspondência.
- A contribuição de cada um dos autores deve ser explicitada em declaração, assinada individualmente, para esta finalidade, e enviada para RUC na submissão do manuscrito. Todos os autores devem informar o seu número de registro ORCID (http://orcid.org).
RESUMO
- O resumo deve ser estruturado incluindo, as seguintes palavras: objetivos, método, resultados e considerações finais ou conclusão; escrito em parágrafo único, com até 200 palavras.
- O objetivo deve ser claro, conciso e descrito no tempo verbal infinitivo.
- O método deve conter o tipo de estudo, amostra, variável(is), ferramenta(s) e tipo de análise.
- Os resultados devem ser concisos, informativos e apresentar os principais resultados descritos e a análise final dos dados.
- As considerações finais ou conclusão devem responder, estritamente, aos objetivos, expressando as considerações sobre as implicações teóricas ou práticas dos resultados e contendo três elementos: o resultado principal, os resultados adicionais relevantes e a contribuição do estudo para o avanço do conhecimento científico.
- Os ensaios clínicos devem apresentar o número do registro no final do resumo.
- Itens não permitidos: siglas, exceto reconhecidas internacionalmente, citações de autores, local de estudo e ano da coleta de dados.
DESCRITORES
- Mínimo de três e máximo de cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho,
- As palavras-chave na língua original e em inglês devem constar obrigatoriamente no DeCS/MeSH.
- Descritores separados por ponto e vírgula devem ser incluídos.
- A primeira letra de cada palavra do descritor deve estar em maiúscula, exceto artigos e preposições.
Os nomes das seções INTRODUÇÃO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO.
- Negrito
- Em caixa alta.
INTRODUÇÃO
- Deve ser breve, definindo claramente a questão estudada, destacando sua importância e as lacunas de conhecimento. Incluir referências atualizadas, nacionais e internacionais.
- Descreva o(s) objetivo(s) no final desta seção.
MÉTODO
- Descreva o tipo de estudo, localização, período, população, critérios de inclusão e exclusão, amostra, variáveis de estudo, ferramenta(s), forma de coleta de dados, análise e aspectos éticos.
RESULTADOS
- Descrever os resultados, não incluindo interpretações ou comparações.
- O texto deve comtemplar e não repetir o que as tabelas e figuras descrevem.
DISCUSSÃO
- Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo.
- Comparar os resultados com outros estudos atuais e apresentar possíveis mecanismos ou explicações para os resultados obtidos.
- Apresentar as limitações do estudo e os avanços no conhecimento científico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO
- Responder aos objetivos do estudo, restringindo-se aos dados encontrados.
- Não citar referências.
TABELAS E FIGURAS
- Conter até 5 itens entre tabelas e figuras, com até títulos informativos, claros e completos, localizados acima da tabela, indicando o que é representado nela.
- Tabelas e figuras devem conter: participantes do estudo, variáveis, localização e período da coleta de dados.
- Formatação: elaborada com a ferramenta de tabela do MS Word, que baseia-se na norma NBR 14724, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2011.
CITAÇÕES NO TEXTO
- Formatação com sistema numérico único e consecutivo, em algarismos arábicos, sobrescrito, sem parênteses, relacionando a lista de referências ao final do trabalho na ordem de aparecimento no texto.
- Demais formatações deem seguir a BR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2002.
- Citações de discursos de participantes do estudo: letra tipo Times New Roman, itálico, tamanho 10, sem aspas. Identificação do discurso obrigatório, codificado, apresentado no final de cada discurso entre parênteses e sem itálico.
- Item não permitido: notas de rodapé
AGRADECIMENTOS
- Quando existirem, devem ser colocados antes das referências.
- Os autores são responsáveis pela obtenção de autorização escrita das pessoas nomeadas nos agradecimentos, dado que os leitores podem inferir que tais pessoas subscrevem os dados e as conclusões.
- O agradecimento ao apoio técnico deve estar em parágrafo diferente dos outros tipos de contribuição(ões).
REFERÊNCIAS
- As referências devem ser numeradas de forma consecutiva, de acordo com a ordem em que são citadas no manuscrito.
- Referências advindas de literatura cinzenta deverão ser evitadas.
- Para elaboração das referências, a RUC baseia-se na norma NBR 6023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com modificações. Todas as referências citadas, inclusive nas notas, nos quadros e nas figuras, deverão compor as referências ao fim do texto, em ordem numérica, seguindo ordem de apresentação no texto, sem espaço entre os números e o início da referência (ex.: 1 SILVA, Antônio...). Nas referências, serão citados, no máximo, até três autores com todos os nomes. No caso de mais de três autores, citar apenas o primeiro, seguido da expressão et al. O primeiro nome dos autores deve ser escrito por extenso nas referências. Diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser distinguidos, adicionando-se uma letra (a, b, c...) em minúscula após a data, tanto nas citações no corpo do texto quanto na lista de referências bibliográficas. Observe os exemplos.