Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

SOBRE A SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

  • Pelo menos um dos autores deve ter titulação de doutor;
  • Não serão aceitos trabalhos oriundos de conclusão de curso de graduação (TCC);
  • Serão aceitos para avaliação trabalhos oriundos de mestrados, doutorados e ou pós-doutorados;
  • É de responsabilidade dos autores as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação;
  • O conteúdo dos manuscritos é de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam a opinião dos Editores e nem do Conselho Editorial;
  • O manuscrito deve ser submetido impreterivelmente em VERSÃO CEGA (sem nenhuma identificação dos autores) por meio da Plataforma OJS;
  • O envio de artigos para as edições regulares tem fluxo de recebimento e processamento contínuo. Para dossiês há chamadas específicas de artigos, call for papers.

APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS

ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS

  • Título no idioma do artigo
  • Resumo  no idioma do artigo
  • Palavras-chave no idioma do artigo
  • Título  do artigo em inglês
  • Resumo (abstract) do artigo em inglês
  • Palavras-chave do artigo em inglês
  • Introdução
  • Método
  • Resultados 
  • Discussão 
  • Considerações finais ou Conclusões
  • Referências
  • Agradecimentos (se couberem)

FORMATAÇÃO

  • Arquivo em formato Word, tamanho de papel A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,3 "x 11,7").
  • Margens superior, inferior e lateral de 2,5 cm (1").
  • Times New Roman 12 (em todo o texto, incluindo tabelas), com o arquivo digitado no formato doc ou docx
  • Espaçamento 1,5 entre as linhas do título às referências, exceto as tabelas, que devem ter espaçamento simples. Utilizar itálico para realces no texto. Não é permitido no texto: negrito, sublinhado, maiúsculas, indicadores do MS Word.

TÍTULO

  • Deve ser conciso, informativo e representativo do conteúdo do texto, com até 15 palavras.
  • Somente no idioma do artigo enviado e em inglês, separados por um espaçamento simples.
  • Usar negrito, caixa alta, fonte Times New Roman de tamanho 14 para o título em português e tamanho 12 para o título em inglês.
  • Itens não permitidos: maiúsculas, acrônimos, abreviações e localização geográfica da pesquisa.

AUTORIA (a ser submetido em separado do manuscrito)

  • Limite máximo de 10 autores. Somente serão publicados 01 artigo por autor e ou co-autor para cada edição semestral da revista. 
  • Dois espaçamentos simples abaixo do título.
  • Usar caixa baixa, fonte Times New Roman de tamanho 12.
  • Indicação do nome e sobrenomes completos do(s) autores, sem abreviaturas e incluir o número de registro no ORCID.
  • Indicação da(s) instituição(ões) de afiliação de cada autor e sua localização geográfica, em até três níveis hierárquicos, do maior para o menor, seguido da localização: cidade, estado e país. Ex.: Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Departamento de Enfermagem. Montes Claros MG - Brasil.
  • Nome e endereço eletrônico do autor responsável para correspondência.
  • A contribuição de cada um dos autores deve ser explicitada em declaração, assinada individualmente, para esta finalidade, e enviada para RUC na submissão do manuscrito. Todos os autores devem informar o seu número de registro ORCID  (http://orcid.org).

RESUMO

  • O resumo deve ser estruturado incluindo, as seguintes palavras: objetivos, método, resultados e considerações finais ou conclusão; escrito em parágrafo único, com até 200 palavras.
  • objetivo deve ser claro, conciso e descrito no tempo verbal infinitivo. 
  • método deve conter o tipo de estudo, amostra, variável(is), ferramenta(s) e tipo de análise. 
  • Os resultados devem ser concisos, informativos e apresentar os principais resultados descritos e a análise final dos dados. 
  • As considerações finais ou conclusão devem responder, estritamente, aos objetivos, expressando as considerações sobre as implicações teóricas ou práticas dos resultados e contendo três elementos: o resultado principal, os resultados adicionais relevantes e a contribuição do estudo para o avanço do conhecimento científico.
  • Os ensaios clínicos devem apresentar o número do registro no final do resumo.
  • Itens não permitidos: siglas, exceto reconhecidas internacionalmente, citações de autores, local de estudo e ano da coleta de dados.

DESCRITORES

  • Mínimo de três e máximo de cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho,
  • As palavras-chave na língua original e em inglês devem constar obrigatoriamente no DeCS/MeSH.
  • Descritores separados por ponto e vírgula devem ser incluídos. 
  • A primeira letra de cada palavra do descritor deve estar em maiúscula, exceto artigos e preposições.

Os nomes das seções INTRODUÇÃO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO.

  • Negrito
  • Em caixa alta.

 INTRODUÇÃO

  • Deve ser breve, definindo claramente a questão estudada, destacando sua importância e as lacunas de conhecimento. Incluir referências atualizadas, nacionais e internacionais. 
  • Descreva o(s) objetivo(s) no final desta seção.

MÉTODO

  • Descreva o tipo de estudo, localização, período, população, critérios de inclusão e exclusão, amostra, variáveis ​​de estudo, ferramenta(s), forma de coleta de dados, análise e aspectos éticos.

RESULTADOS

  • Descrever os resultados, não incluindo interpretações ou comparações. 
  • O texto deve comtemplar e não repetir o que as tabelas e figuras descrevem.

DISCUSSÃO

  • Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo. 
  • Comparar os resultados com outros estudos atuais e apresentar possíveis mecanismos ou explicações para os resultados obtidos.
  • Apresentar as limitações do estudo e os avanços no conhecimento científico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO

  • Responder aos objetivos do estudo, restringindo-se aos dados encontrados. 
  • Não citar referências.

TABELAS E FIGURAS

  • Conter até 5 itens entre tabelas e figuras, com até títulos informativos, claros e completos, localizados acima da tabela, indicando o que é representado nela. 
  • Tabelas e figuras devem conter: participantes do estudo, variáveis, localização e período da coleta de dados.
  • Formatação: elaborada com a ferramenta de tabela do MS Word, que baseia-se na norma NBR 14724, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2011.

CITAÇÕES NO TEXTO

  • Formatação com sistema numérico único e consecutivo, em algarismos arábicos, sobrescrito, sem parênteses, relacionando a lista de referências ao final do trabalho na ordem de aparecimento no texto.
  • Demais formatações deem seguir a BR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2002.
  • Citações de discursos de participantes do estudo: letra tipo Times New Roman, itálico, tamanho 10, sem aspas. Identificação do discurso obrigatório, codificado, apresentado no final de cada discurso entre parênteses e sem itálico.
  • Item não permitido: notas de rodapé

AGRADECIMENTOS 

  • Quando existirem, devem ser colocados antes das referências.
  • Os autores são responsáveis pela obtenção de autorização escrita das pessoas nomeadas nos agradecimentos, dado que os leitores podem inferir que tais pessoas subscrevem os dados e as conclusões.
  • O agradecimento ao apoio técnico deve estar em parágrafo diferente dos outros tipos de contribuição(ões).

REFERÊNCIAS

  • As referências devem ser numeradas de forma consecutiva, de acordo com a ordem em que são citadas no manuscrito.
  • Referências advindas de literatura cinzenta deverão ser evitadas.
  • Para elaboração das referências, a RUC baseia-se na norma NBR 6023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com modificações. Todas as referências citadas, inclusive nas notas, nos quadros e nas figuras, deverão compor as referências ao fim do texto, em ordem numérica, seguindo ordem de apresentação no texto, sem espaço entre os números e o início da referência (ex.: 1 SILVA, Antônio...). Nas referências, serão citados, no máximo, até três autores com todos os nomes. No caso de mais de três autores, citar apenas o primeiro, seguido da expressão et al. O primeiro nome dos autores deve ser escrito por extenso nas referências. Diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser distinguidos, adicionando-se uma letra (a, b, c...) em minúscula após a data, tanto nas citações no corpo do texto quanto na lista de referências bibliográficas. Observe os exemplos.