SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Keywords:
Esgotamento Profissional; Educação de Graduação em MedicinaAbstract
Burnout é uma palavra inglesa que se refere a algo que deixou de funcionar por exaustão. A
Síndrome de Burnout é uma síndrome multidimensional constituída por exaustão emocional, desumanização
e redução na realização pessoal. Sua causa principal não é definida, existindo múltiplos fatores que facilitam
o desencadeamento uma resposta ao estresse crônico, causada pela falha ou insuficiência dos métodos de
enfrentamento utilizados para lidar com os agentes estressores. Estudantes de medicina estão, frequentemente,
expostos a situações estressantes, que podem contribuir para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout.
Este trabalho teve como objetivo descrever a prevalência da Síndrome de Burnout em acadêmicos do curso
de graduação em Medicina das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros–FIP-Moc, associando
a dados demográficos. É um estudo do tipo transversal que investigou a presença da síndrome em uma
população de 53 acadêmicos. Um questionário individual autoaplicável avaliou dados sociodemográficos
e outro Maslach Burnout Inventory- Student Survey, específico para avaliação da Síndrome de Burnout
em estudantes. O escore médio, obtido no item de exaustão emocional foi 12,19 (DP=8,40), em descrença
foi de 4,76 (DP=6,18) e no item eficácia profissional o escore médio foi 23,56(DP=7,25). Sendo assim, a
Síndrome de Burnout não foi detectada em nenhum acadêmico. Os dados encontrados ajudaram a entender
que, apesar da população não apresentar a Síndrome de Burnout, ainda, apresentam sinais de ineficácia
profissional, o que auxilia a pensar na importância do desenvolvimento de estratégias que possam propor
soluções para este problema.
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