Autopercepção de acadêmicos de odontologia sobre o desenvolvimento de competências para atuar no Sistema Único de Saúde
Keywords:
Odontologia, Sistema Único de Saúde, Educação em OdontologiaAbstract
Objetivo: conhecer a autopercepção de acadêmicos de odontologia sobre o desenvolvimento de
competências para atuar no Sistema Único de Saúde. Metodologia: estudo descritivo, transversal, mediante
levantamento de dados primários. A população alvo foi composta pelos 325 acadêmicos de Odontologia
de uma universidade comunitária. A amostra foi não probabilística por conveniência (n=214 acadêmicos).
O instrumento de coleta de dados foi um questionário com duas questões dicotômicas (sim /não) e treze
sob a forma de escala de Likert, sendo valor 1 para a condição inapto e 5 para plenamente apto. A análise
dos dados foi feita pela observação da distribuição de frequências relativas das respostas. Como medida
de tendência central, foi utilizada a moda. As respostas foram analisadas, segundo técnicas estatísticas de
variância. Resultados: dentre os participantes, 79,4% eram do gênero feminino e 20,6 % do masculino,
a idade variou de 17 a 37 anos. A vivência de ações práticas no Sistema Único de Saúde foi relatada por
68,8%, dos quais 26% qualificaram esta experiência como ótima e 57,8% como boa. A maioria (84,9%)
posicionou-se favoravelmente às atividades de ensino no SUS. A autoavaliação indicou que os acadêmicos
de períodos iniciais atribuíram valores mais baixos em comparação aos de final de curso para a maioria
das habilidades. Conclusão: verificou-se que os sujeitos percebem, ao longo de sua formação, que estão
desenvolvendo competências essenciais ao desempenho profissional e que o Curso de Odontologia tem
proporcionado aos seus acadêmicos a vivência de experiências no Sistema Único de Saúde.
Downloads
References
da Educação. Programa Nacional de
Reorientação da Formaçã Profissional em
Saúde-Pró-Saúde:objetivos, implementação e
desenvolvimento potencial. Brasília: Ministério
da Saúde, 2007.
2. SANZ ALONSO, M.; ANTONIAZZI, J. H. Livro
do projeto latino-americano de convergência em
educação odontológica (PLACEO). São Paulo:
Artes Médicas, 2010. p. 59-87.
3. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho
Nacional de Educação. Resolução CNE/CES
nº3, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial
da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1,
p. 10. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/
cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf>. Acesso em:
03 junho 2014.
4. ARANTES, A.C.C. et al. Estágio supervisionado:
qual a sua contribuição para a formação do
cirurgião-dentista de acordo com as diretrizes
curriculares nacionais? Rev. APS, Juiz de Fora, v.
12, n. 2, p.150-160, 2009.
5. CAVALCANTI, Y.W.; CARTAXO, R.O.;
PADILHA, W.W.N. Educação odontológica e
Sistema de Saúde brasileiro: práticas e percepções
de estudantes de graduação. Arq. Odontol., Belo
Horizonte, v.46, n.4, p.224-231, 2010.
6. FONSECA, E.P. As Diretrizes Curriculares
Nacionais e a formação do cirurgião-dentista
brasileiro. JMPHC, Olinda, v.3, n.2, p.158-178,
2012.
7. TOASSI, R.F.C.; DAVOGLIO, R.S.; LEMOS,
V.M. Integração ensino-serviço-comunidade:
o estágio na atenção básica da graduação em
odontologia. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 28, n.
4, p. 223-242, 2012.
8. CANALLI, C.S.E. et al. A humanização na
Odontologia: uma reflexão sobre a prática
educativa. Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro,
v.68, n.1, p.44-48, 2011.
9. NORO, L.R.A.; TORQUATO, S.M. Percepção
sobre o aprendizado de saúde coletiva e o
SUS entre alunos concludentes de curso de
odontologia. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro,
v.8, n.3, p.439-447, 2011.
10. LAZZARIN, H.C.; NAKAMA, L.;
CORDONI JÚNIOR, L. O papel do professor
na percepção dos alunos de Odontologia. Saúde
Soc., São Paulo, v.16, n.1, 99-101, 2007.
11. MELO, S.C. Representações sociais dos
acadêmicos quanto ao curso de Odontologia,
o Sistema Único de Saúde e o mercado de
trabalho. 2008. Dissertação (Mestrado)-
Programa de Pós-Graduação em Ciências
da Saúde, Universidade do Estado de Minas
Gerais, Belo Horizonte, 2008.
12. GARBIN, C.A.S. et al.O papel das universidades
na formação de profissionais na área de saúde.
Rev. ABENO, Brasília, v. 6, n.1, p.6-10, 2006.
13. ALMEIDA, A.B.; ALVES, M.S.; LEITE, I.C.G.
Reflexões sobre os desafios da Odontologia no
Sistema Único de Saúde. Rev. APS, Juiz de
Fora, v.13, n.1, p. 126-132, 2010.
14. OLIVEIRA, I.C.; BALARD, C.R. Formação
profissional em saúde: integralidade
em perspectiva. Saúde transform. soc.,
Florianópolis, v.4, n.1, p. 69-72, 2013.
15. AERTS, D.; ABEGG, C.; CESA, K. O papel do
cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde.
Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.9, n.1,
p.131-138, 2004.
16. SANCHEZ, H.F.; DRUMOND, M.M.;
VILAÇA, E.L. Adequação de recursos
humanos ao PSF: percepção de formandos
de dois modelos de formação acadêmica em
odontologia. Ciênc. saúde coletiva, Rio de
Janeiro, v.13, n.2, p. 523-531, 2008.
17. FADEL, C.B.; BALDANI, M.H. Percepções de
formandos do curso de Odontologia sobre as
Diretrizes Curriculares Nacionais. Trab. educ.
saúde, Rio de Janeiro, v.11, n.2, p. 339-354,
2013.
18. PALMIER, A.C. et al.. Inserção do aluno de
Odontologia no SUS: Contribuições do Pró-
Saúde. Rev. bras. educ. méd., Rio de Janeiro,
v.36, n.1, p.152-157, 2012.
19. BUENO, V.L.R.C.; CORDONI JÚNIOR,
L.; MESAS, A.E. Desenvolvimento de
indicadores para avaliação de serviço público
de odontologia. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de
Janeiro, v. 16, n.7, p.3069-3082, 2011.
20. REIBNITZ JÚNIOR, C.R.; CAETANO, J.C.;
PRADO, M.L. A contribuição do trabalho
odontológico na resolução de problemas de
saúde da população: a concepção de alunos de
Odontologia. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de
Janeiro, v.19, n.1, p.189-206, 2009.
21. LIMA, D.C.; PEREIRA, A.A.; DRUMMOND,
E.S. Percepção dos acadêmicos de odontologia
da UNIFAL/MG quanto à formação em Saúde
da Família. ROBRAC, Goiânia, v.21, n. 60,
p.50-55, 2013.
22. PADOVANI, M.C.R.L. Opinião dos graduandos
em odontologia diante da Estratégia de Saúde
da Família. Rev. bras. pesqui. Saúde, Vitória
v.14, n.4, p. 44-49, 2012.