Síndrome de Burnout em Acadêmicos do Último ano do Curso de Graduação em Medicina

Authors

  • Débora Ribeiro Vieira
  • Guilherme Delfino Brito
  • Luara Keller Ribeiro Paiva
  • Mayra Rodrigues Pinheiro
  • Thaís Alves Gonçalves
  • Ana Beatris Cézar Rodrigues Barral

Keywords:

Esgotamento Profissional, Educação de Graduação em Medicina

Abstract

Burnout é uma palavra inglesa que se refere a algo que deixou de funcionar por exaustão. A
Síndrome de Burnout é uma síndrome multidimensional constituída por exaustão emocional, desumanização
e redução na realização pessoal. Sua causa principal não é definida, existindo múltiplos fatores que facilitam
o desencadeamento uma resposta ao estresse crônico, causada pela falha ou insuficiência dos métodos de
enfrentamento utilizados para lidar com os agentes estressores. Estudantes de medicina estão, frequentemente,
expostos a situações estressantes, que podem contribuir para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout.
Este trabalho teve como objetivo descrever a prevalência da Síndrome de Burnout em acadêmicos do curso
de graduação em Medicina das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros–FIP-Moc, associando
a dados demográficos. É um estudo do tipo transversal que investigou a presença da síndrome em uma
população de 53 acadêmicos. Um questionário individual autoaplicável avaliou dados sociodemográficos
e outro Maslach Burnout Inventory- Student Survey, específico para avaliação da Síndrome de Burnout
em estudantes. O escore médio, obtido no item de exaustão emocional foi 12,19 (DP=8,40), em descrença
foi de 4,76 (DP=6,18) e no item eficácia profissional o escore médio foi 23,56(DP=7,25). Sendo assim, a
Síndrome de Burnout não foi detectada em nenhum acadêmico. Os dados encontrados ajudaram a entender
que, apesar da população não apresentar a Síndrome de Burnout, ainda, apresentam sinais de ineficácia
profissional, o que auxilia a pensar na importância do desenvolvimento de estratégias que possam propor
soluções para este problema.

Downloads

Download data is not yet available.

References

1. LIMA, F. D. et al. Síndrome de Burnout
em Residentes da Universidade Federal de
Uberlândia – 2004. Revista Brasileira de
Educação Médica, 2007.
2. MORI, M. O.; VALENTELL, T. C.;
NASCIMENTO, L. F. C. Síndrome de Burnout
e rendimento acadêmico em estudantes
da primeira à quarta série de um Curso de
Graduação em Medicina. Revista Brasileira de
Educação Médica, 2012.
3. MASLACH, C., JACKSON, S. E.
The measurement of experienced
burnout. Journal of Ocuppational Behavior. V.
2, p. 99-113, 1981.
4. BENEVIDES-PEREIRA, A. M.;
GONÇALVES, M. B. Transtornos emocionais
em estudantes de medicina. Revista Brasileira
de Educação Médica. V. 33, n. 1, p. 10-23,
2009.
5. FOGACA, M. C. et al. Burnout em estudantes
de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes
e concluintes. Aletheia. Canoas, n. 38-39, p.
124-131, dez, 2012.
6. AGUIAR, S. M. et al. Prevalência de sintomas
de estresse nos estudantes de Medicina. Jornal
Brasileiro de Psiquiatria. V. 58, n. 1, p. 34-38,
2009.
7. FURTADO, E.; FALCONE, E. M. O.; CLARK,
C. Avaliação do estresse e das habilidades
sociais na experiência acadêmica de estudantes
de medicina de uma universidade do Rio de
Janeiro. Interação em Psicologia. V. 7, n. 2,
2003.
8. FABICHAK, C.; SILVA-JUNIOR, J. S.,
MORRONE, L. C. Síndrome de Burnout em
médicos residentes e preditores organizacionais
do trabalho. Revista Brasileira de Medicina do
Trabalho. V. 2, n.12, p. 79-84, 2014.

Published

2020-12-06

How to Cite

RIBEIRO VIEIRA, D.; DELFINO BRITO, G. .; KELLER RIBEIRO PAIVA, L. .; RODRIGUES PINHEIRO, M. .; ALVES GONÇALVES, T.; BEATRIS CÉZAR RODRIGUES BARRAL, A. . Síndrome de Burnout em Acadêmicos do Último ano do Curso de Graduação em Medicina. Revista Unimontes Científica, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 154–158, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/2110. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)